A Semana Internacional do Café (SIC) – considerada uma das maiores feiras do mundo – acontece de 20 a 22 de novembro, durante a ExpoMinas em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema este ano é Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café.
O encontro de produtores rurais, agroindústrias e comerciantes busca conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). A feira de negócios uniu, na capital mineira, as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor.
A programação conta com palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações, para conectar o público às inovações no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. Os visitantes poderão acompanhar expositores de grandes marcas do café, do campo à xícara.
Programação
No dia 20 de novembro acontece as palestras: Cafeteria Modelo, a importância do café como produto gastronômico; Estande Faemg – Sessão de cupping com cafés diferenciados e agregação valor; Campeonato Brasileiro de Barista; Campeonato Torrefação do Ano 2024; Oficina de gastronomia; robô para revolvimento de café e apoio à secagem do café.
Ainda no primeiro dia, o destaque vai para Solubilizador biológico de nutrientes do café; harmonizações de café; SuperApp cafeicultor conectado; Cenários e perspectivas do mercado de café; CertifiCafé: tecnologia para certificação; exportação de cafés especiais; nanobioinsumos para cafeicultura; curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.
No dia 21, haverá o Encontro Ali Rural do Sebrae que trata de negócios na cafeicultura; Café 4.0: inovação na cadeia produtiva do café; uso da inteligência artificial para gestão de colheita e sanidade vegetal; Cafeicultura regenerativa; Biorreator para fermentação de café; Tecnologias de processamento do café; Museu do Café; rastreabilidade.
Na sexta (22), os assuntos são voltados para a gestão das lavouras de café; subprodutos do processamento do café; Resultados custo de produção da safra brasileira; Premiação Coffee of the Year 2024; Os 10 melhores arábicas; e Os 5 melhores canéforas.
Credenciamento
Visitante pessoa jurídica, produtores rurais e visitantes internacionais acessam gratuitamente o evento. Visitantes pessoa física pagam entrada de R$ 70,00. O credenciamento e a programação completa estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/.