O setor de avicultura do Rio Grande do Sul enfrenta uma crise financeira severa após as fortes chuvas que atingiram o Estado no início de maio, resultando em prejuízos superiores a R$ 250 milhões.
Dados da Organização Avícola do RS (OA/RS) e de outras entidades da indústria, divulgados nesta sexta-feira (7), revelam que até o dia 27 de maio, as perdas já somavam R$ 247,22 milhões, abrangendo aves de corte e poedeiras, material genético, estruturas, entre outros.
Soluções para o setor de avicultura
Em resposta à situação crítica, cerca de 70 representantes da avicultura gaúcha e do governo do Estado se reuniram virtualmente nesta sexta-feira, em um encontro promovido pela OA/RS, para discutir medidas de apoio e recuperação.
“Estamos buscando crédito com garantia para indústrias, cooperativas e produtores, além de acompanhar as ações emergenciais que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] deve implementar,” declarou em nota o presidente executivo da OA/RS, José Eduardo dos Santos.
Durante a reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, abordou as preocupações do setor e enfatizou os esforços do governo para assegurar as melhores condições possíveis aos setores produtivos, incluindo a avicultura.
O secretário da Agricultura do Estado, Marcio Madalena, destacou a necessidade de uma reestruturação produtiva, enfatizando a importância de fortalecer o elo agroindustrial para garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva no Estado.
José Eduardo dos Santos informou que novas reuniões serão agendadas para alinhar as demandas, contextualizar cenários e buscar soluções que favoreçam uma retomada mais sólida do setor avícola.
Essa crise representa um grande desafio para o setor avícola do Rio Grande do Sul, que agora se mobiliza para enfrentar as consequências econômicas das chuvas intensas e encontrar caminhos para a recuperação.