O Show Safra 2023 acontece de 21 a 24 de março, das 8h às 18h, com o tema o Futuro é Agora, no município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Considerada a maior feira do agronegócio do Estado, a expectativa é receber 80 mil pessoas na Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, organizadora do evento.
A 10ª edição aumentou a capacidade com os dois novos pavilhões “Show Safra Pecuária” e “Show Safra Connect”. Mais de 750 marcas sendo 375 expositores de empresas do setor agropecuário que vão apresentar inovações e soluções ao produtor rural.
O evento está entre as quatro maiores feiras voltadas ao agronegócio e os organizadores esperam movimentar R$ 10 bilhões em negócios este ano.
Abertura do Show Safra 2023
A abertura oficial do Show Safra 2023 aconteceu na segunda-feira (20/3) e contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, senadores, deputados federais e estaduais, toda diretoria da feira, expositores, patrocinadores, autoridades locais e entidades de classe do setor produtivo.
“O Show Safra é a primeira feira de tecnologia e negócios do agro brasileiro que neutraliza as emissões de carbono geradas antes, durante e depois. Tudo de última tecnologia será exposto nesses quatros dias, isso só representa a força, toda a evolução que o Estado vem apresentando, o seu diferencial, que em tão pouco tempo se tornou a vitrine do agronegócio brasileiro”, afirma Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde.
Conectividade e Pecuária
Entre as novidades desta edição, estão os dois novos pavilhões do Show Safra Connect e Show Safra Pecuária. A inovação mostra o desenvolvimento, tecnologia e sustentabilidade para a agropecuária.
O Show Safra Connect vai apresentar soluções para o campo aos produtores rurais, com as startups do agro, empresas parceiras e até gamers.
No Show Safra Pecuária, haverá exposições de grandes marcas com novidades no manejo de animais, variedades genéticas, as novas tecnologias aplicadas, além de produtos e equipamentos veterinários.
Feira Carbono Neutro
A partir desta edição, a feira será “Carbono Neutro”, reforçando a responsabilidade da sustentabilidade socioambiental. As emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante a relização do evento serão quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, como o apoio a projetos ambientais.
“Para o levantamento indicadores de emissão realizamos parceria com uma empresa certificada com aplicação dos parâmetros e as métricas para mensurar isso e em contrapartida, será feita então uma compensação, por meio de plantio das árvores com antecedência”, pontuou o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli.
- Sustentabilidade: Mercado de carbono deve gerar US$ 10 bi ao ano ao Brasil, diz ministro
Palestras
O evento vai contar com uma extensa grade de palestras técnicas na programação, com variados temas: culturas de soja, algodão e milho. Entre os convidados estão os palestrantes nacionais Nuno Cunha, Diretor da Kryia, que irá abordar o tema: Mercado de Créditos de Carbono no Agronegócio e Luís Arthur Nogueira, Especialista em Cenários Políticos e Econômicos.
O espaço ‘Show Safra Connect” terá palestras voltadas às novas tecnologias, apresentações de startups e campeonatos de games LOL e CS GO.
No “Show Safra Pecuária” as palestras terão temas como: bem-estar animal, eficiência produtiva nutricional, genética, alimentação, confinamento e pecuária extensiva.
Programação
A programação do evento é gratuita e pode ser acompanhada no site: https://www.showsafra.com.br/programacao.
A feira será realizada na Fundação Rio Verde, que fica no KM-08 da MT-449, Rodovia da Mudança, em Lucas do Rio Verde – MT. O evento vai contar com dois acessos de entrada e saída para os visitantes. O principal será na frente do estacionamento. O segundo fica na lateral da MT-449.
- Comércio Exterior: Comitiva brasileira do agro vai à China para impulsionar relações comerciais