A Tecnoshow 2023, feira do agronegócio em Goiás, começou nesta segunda-feira (27/3), das 8h às 18h, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, município do sudoeste de Goiás. No primeiro dia de evento, lideranças políticas e representativas do setor agropecuário participaram, durante a manhã, da abertura da 20ª edição do evento, que foi marcado por discursos políticos, palestras e negócios.
A feira que vai até 31 de março, é organizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) desde 2002, que foi homenageada pelas autoridades presentes, por conta da contribuição na difusão da tecnologia rural da agropecuária goiana produtiva e sustentável.
Durante os cinco dias de evento, o CTC deve receber mais de 130 mil visitantes para aproveitar de forma gratuita, as mais de 100 palestras, dinâmicas, oficinas e tecnologias voltadas para o agronegócio, nos 650 estandes em exposição espalhados na área de 65 hectares. A organização espera superar o volume de negócios da última edição, que foi de R$ 10,6 bilhões.
- Tecnoshow 2023: Confira os destaques da programação na feira do agronegócio
Primeiro dia de Tecnoshow 2023
O primeiro dia de Tecnoshow 2023, foi marcado pela abertura da 20ª edição do evento, na manhã desta segunda-feira (27/3), no auditório 1 do CTC da Comigo.
A solenidade oficial da abertura da Tecnoshow Comigo começou com o discurso do presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antonio Chavaglia, que destacou a importância da feira ao longo dos anos, para levar a pesquisa e tecnologia em máquinas, insumos, genética animal e boas práticas ao campo, impulsionando a produção agropecuária em Goiás.
“Trabalhar 20 anos em uma estrutura que começou do zero, com ideias, para chegar hoje com evolução da produção de 30 milhões de toneladas para 300 milhões de toneladas. As tecnologias fizeram isso. O produtor acreditou, investiu e vai continuar investindo em conhecimento”, ressaltou.
Discursaram também: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente da OCB Goiás, Luís Alberto Pereira; o presidente do Sistema Faeg e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner; o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o presidente da Alego, Bruno Peixoto e outros parlamentares; além do presidente da Aprosoja Goiás, Joel Ragagnin e outras entidades.
As autoridades reforçaram a importância do cooperativismo, dos investimentos em tecnologia que transformaram a produção do agronegócio goiano em volume, sustentabilidade e desenvolvimento social.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Pautas discutidas
Além da cerimônia de abertura, os representantes de entidades do agronegócio destacaram a defesa dos interesses do produtor rural e os gargalos que o setor enfrenta que necessita de atenção do poder público, como: a Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional; as expectativas para o Plano Safra e o acesso ao crédito, que ainda não foram anunciados pelo Governo Federal.
E também foi abordado o Fundeinfra, contribuição que o produtor paga em Goiás e ainda temas relacionados à infraestrutura para produção, armazenamento e escoamento da safra.
Programação do primeiro dia
No auditório 2, aconteceu palestras relacionadas às finanças do produtor, com temas como seguro das lavouras para abertura de cultivos e zoneamento de risco climático; como sobreviver e prosperar no mercado de soja, milho e boi. E ainda ministração sobre manejo da cigarrinha de milho com ferramentas biológicas.
As dinâmicas de pecuária começaram nesta segunda-feira (27/3) com palestras sobre piscicultura, com uso de aeradores, biorremediação em tanques de produção e ainda a criação de tilápias em tanques escavados.
Já no auditório Sede de Pesquisa, foram apresentadas palestras sobre inoculação em gramíneas com a Embrapa Soja e sobre Bovinocultura Sustentável com a Emater.
- Tecnoshow 2023: Mais de 100 palestras sobre agropecuária serão ministradas