Sabemos que a Tecnoshow Comigo é um dos maiores eventos agropecuários de todo Brasil. Organizado para acontecer no Centro Tecnológico Comigo (CTC) em Rio Verde, o evento tem duração de cinco dias e, para a edição de 2022, são esperados mais de 118 mil visitantes.
Com um evento deste tamanho, fica a dúvida: como os organizadores propõem suas ações sustentáveis durante o período da feira? Bom, este foi um dos principais pontos enfatizados pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) que, ao anunciar a feira presencial deste ano, reafirmou o compromisso com a sustentabilidade.
Ações sustentáveis propostas pela Tecnoshow Comigo
Sempre visando a produção de alimentos e o respeito para com o meio ambiente, dentre as ações sustentáveis propostas pela Tecnoshow Comigo está a iniciativa de evidenciar o meio ambiente, através da doação de mais de 20 mil mudas nativas, bem como a apresentação de ações da Cooperativa em prol da natureza e a entrega de certificados aos cooperados que aderiram ao projeto ‘Fazenda Sustentável’.
Reginaldo Passos é o coordenador de Meio Ambiente da Tecnoshow e afirma que é preciso “promover a educação ambiental para motivar as pessoas a cuidarem ainda mais da qualidade dos diferentes tipos de vida atuais e futuras. Então, vamos criar um espaço na Feira no sentido de demonstrar as atitudes de sustentabilidade ambiental junto aos nossos visitantes”.
Como uma forma de promover a educação ambiental, a temática será assunto de palestra durante a feita e abordará pontos como sustentabilidade e ESG, além dos impactos que estas atividades causam à produção no Brasil. Outra iniciativa proposta pela Tecnoshow Comigo é a coleta seletiva dos resíduos deixados no período de montagem, execução e pós-evento.
Ainda de acordo com Renialdo Passos, as questões ambientais sempre foram uma preocupação da Comigo. “É fundamental que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro cada vez mais limpo para as próximas gerações. Entendemos que essa forma de abordagem pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em prol de um desenvolvimento sustentável”, conclui ele.