Engana-se aquele que acha que a Tecnoshow é apenas um evento tecnológico e que vai encontrar só maquinas agrícolas, sistemas de gestão e softwares. Uma das vertentes mais tradicionais da feira é a exposição de animais e dinâmicas de pecuária, responsável por atrair grande público durante os dias em que a Tecnoshow Comigo acontece.
Durante a última edição do evento, ocorrida em 2019, foram expostos cerca de mil animais. Para a edição de 2022 espera-se que mais de mil animais sejam expostos, além disso diversas dinâmicas de pecuárias e palestras sobre o assunto já estão confirmadas. A grande intenção por trás da exposição é a comercialização deste animais. Dentre as principais espécies confirmadas para o evento estão:
- gado de corte;
- bovinos de leite;
- equinos;
- muares;
- asininos;
- ovinos;
- peixes;
- entre outros.
Benefícios da exposição de animais na Tecnoshow Comigo
O médico veterinário José Vanderlei é especialista na produção de suínos e responsável por coordenar a pecuária da Tecnoshow Comigo 2022. Dentre as afirmativas do especialista, ele ressalta que a exposição dos animais no evento é benéfica não só para quem gosta e entende do assunto, mas também para os leigos em pecuária e criação de animais em geral.
“O objetivo é mobilizar cada vez mais expositores, compradores e o público geral que pretende visitar a Feira em prol desse assunto. Aqui, vamos abordar assuntos como características raciais dos animais, manejo, genética e, principalmente, inovações tecnológicas”, disse José Vanderlei.
Para a execução das dinâmicas, foram confirmados temas que abordam a técnicas de produção de silagem, técnicas de armazenamento de forragem conservada, manejo racional de bovinos como estratégia para aumentar a lucratividade na fazenda, manejo geral de peixes, criação de galinha caipira, utilização de ultrassom na avaliação de carcaça, programa de gestão Superpec e doma racional de equinos e muares.
Na edição de 2019, a Tecnoshow Comigo recebeu 118 mil visitantes, onde 1.800 participaram das dinâmicas. A expectativa para a edição de 2022 é, pelo menos, repetir esses números.