A gripe aviária tem gerado grande preocupação na Holanda, que pretende sacrificar quase 30 mil galinhas, conforme anunciou o governo local nesta segunda-feira (21/11). A decisão foi tomada depois que uma cepa altamente infecciosa foi detectada.
A medida foi tomada em uma fazenda na cidade de Koudum, a cerca de 100 km a Oeste de Groningen. O país europeu impôs uma proibição de transporte em outras sete fazendas próximas.
Este é o terceiro caso de gripe aviária em larga escala registrado no país nos últimos dias e o sexto apenas neste mês de novembro. A série de abates começou no mês passado para tentar conter o surto da doença. Autoridades locais informaram que mais de 300 mil animais foram abatidos em uma fazenda no sul holandês na semana de 24 de outubro.
No total, quase 6 milhões de aves já foram abatidas na Holanda desde que a nova variante foi detectada pela primeira vez, no dia 26 de outubro de 2021.
- Fundeinfra: “Dinheiro volta para o agro em forma de rodovia”, diz governador de Goiás sobre fundo do agro
Gripe aviária em outros países
A Holanda não é o único país a sofrer com casos da gripe aviária. Na Europa, a França também tem enfrentado o surto e já abateu cerca de 22 milhões de aves desde o começo deste ano. No último dia 10 de novembro, autoridades decretaram ‘alerta máximo’ em decorrência da doença.
A Inglaterra também relatou, no início do ano, uma forma rara de contágio da gripe aviária em humanos. Um paciente não identificado pegou a doença de aves infectadas, entretanto, este tipo de contágio não é comum.
- Agricultura: Produção de melancia cresce 23,5% em Goiás
Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou, em outubro deste ano, que o país também enfrenta problemas em decorrência da doença. O órgão informou que o país se aproxima de um recorde de mortes de aves.
No Brasil a doença é exótica e ainda não foi detectada. Apesar disso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) já definiu protocolos para evitar a doença, que pode ser transmitida através da exposição direta a aves silvestres infectadas.
- Influenza Aviária: Após casos na Colômbia, Brasil reforça medidas de prevenção