O governo brasileiro sancionou, nesta quarta-feira (14/12), a Lei nº 14.475 que institui incentivos à agricultura e pecuária de precisão. O objetivo da medida é apoiar o crescimento das tecnologias agro 4.0 no país.
Mas afinal, o que é agricultura e pecuária de precisão? Este termo compreende as ferramentas digitais e tecnologias que elevam a eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, que vem sendo cada vez mais difundidos com o avanço da conectividade rural, que é fundamental para a melhoria da qualidade de vida no campo. Além disso, a Câmara Temática de Inovação Agrodigital será um órgão consultivo que terá como função articular os desdobramentos da nova Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão.
A diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuário do Mapa, Sibelle de Andrade, defende que o meio rural precisa de tecnologias digitais para fortalecer a sustentabilidade no setor, como também difundir as ferramentas tecnológicas para que os desafios da conectividade rural sejam superados. “O Mapa já atua no agro 4.0 e, ao mesmo tempo, possui iniciativas para elevar o nível tecnológico de produtores de todos os portes”, destaca a diretora.
Diretrizes para a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão
- Diversidade no agronegócio: Produção agropecuária indígena é majoritariamente feminina, diz IBGE
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram estabelecidas sete diretrizes para a execução dessa nova política, sendo:
- o apoio à inovação em todas as escalas de produção;
- a sustentabilidade ambiental, social e econômica;
- o desenvolvimento tecnológico e sua difusão;
- ampliação de rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor agropecuário;
- o estímulo à ampliação da rede e da infraestrutura de conexão de internet nas áreas rurais do país;
- a articulação e colaboração entre os entes públicos federais, estaduais e municipais e o setor privado;
- a divulgação das linhas de crédito disponíveis para financiamento da agricultura e pecuária de precisão.
A lei consolida ações permanentes de políticas públicas que beneficiam produtores rurais de todos os portes, como também o apoio necessário à agricultura familiar, oferecendo uma digitalização rural inclusiva, que garanta a segurança alimentar e estimule a permanência do homem no campo, quando afastadas as barreiras entre a zona rural e urbana, por falta do uso das tecnologias.