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ANTT aprova cinco novos contratos de ferrovias no Brasil

De acordo com o órgão, o investimento estimado é de R$ 16,7 bilhões.

Por Bruno Goulart
Publicado em 26/10/2022 às 11:44
Atualizado em 22/02/2023 às 14:21
ferrovias no Brasil

Ministério da Infraestrutura e ANTT já receberam 93 requerimentos para construção de novas ferrovias. Foto: Agência Brasil/Reprodução

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta terça-feira (25/10) cinco novos contratos para construção e exploração de ferrovias no Brasil.

De acordo com o órgão, há um investimento estimado em R$ 16,7 bilhões. Dos cinco trechos contratados, duas serão construídas pela Rumo que vai ligar Primavera do Leste a Ribeirão Cascalheiras, com 500 quilômetros de extensão e Santa Rita do Trivelato a Sinop, com 250 quilômetros. Todas no estado do Mato Grosso, com investimento total de R$ 11,3 bilhões.

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sede da antt
Sede da ANTT em Brasília. Foto: Reprodução

Outras duas ferrovias deverão ser construídas na Bahia pela VLI Multimodal e vão compreender o trecho de Eduardo Magalhães a Barreiras, além de Correntina a Arrojolândia. Ao todo deverão ser investidos R$ 4,71 bilhões.

A quinta ferrovia a ser construída será entre Corumbá de Goiás e Anápolis, também em Goiás, com 68 quilômetros de extensão e é planejada pela Petrocity com investimento de R$ 739 milhões.

A cerimônia de assinaturas dos contratos acontece nesta quarta-feira (26) às 17h, na sede da ANTT, em Brasília. A mesma acontece há quatro dias do segundo turno.

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Novos projetos de ferrovias no Brasil

ferrovias brasileiras
Cinco projetos de ferrovias serão executados no país. Foto: Agência Brasil/Reprodução

O Ministério da Infraestrutura e ANTT já receberam 93 requerimentos para construção de novas ferrovias, desde que o governo editou Medida Provisória nº 1.065/2021, em agosto do ano passado, que libera a exploração de ferrovias pela iniciativa privada.

Dos 93 requerimentos, apenas 27 foram autorizados para execução, o que totaliza 9.923 quilômetros de ferrovias, com investimento estimado em R$ 133 bilhões.

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No entanto, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, reconhece que nem todos os requerimentos tem condições de serem executados e teme um acúmulo de projetos de ferrovias que não sairão do papel.

Tags: ANTTBrasilcontratosferrovias

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