O consumo de energia solar tem crescido consideravelmente no Brasil e já ultrapassa a marca de 2 milhões de brasileiros beneficiados com essa nova matriz energética. É o que mostram os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O setor já soma 1,5 milhão de sistemas fotovoltaicos e 16.1 GW de potência operacional que ultrapassa, até mesmo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, com capacidade instalada de 14 GW.
- Novo ministro da Agricultura: Combate à fome e produção sustentável são desafios do Brasil, diz Fávaro
O consumo de energia solar tem crescido significativamente no país fato é que, menos de um ano após o mercado chegar a 1 milhão de unidades consumidoras, o segmento viu esse número dobrar, atingindo 2 milhões de consumidores.
Vale ressaltar que o Brasil levou mais de uma década para alcançar a marca de 1 milhão de domicílios que consomem esse tipo de energia. Somente em 2022, 900 mil novos consumidores aderiram à essa matriz energética.
- Feiras do agronegócio: confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Maior parte do consumo de energia solar vem das residências
Das 2 milhões de unidades consumidoras (UC) de energia solar, 1,5 milhão pertence à classe residencial. Outros 266 mil são consumidores comerciais, seguidos dos rurais, com 190 mil UCs e os industriais, com 38 mil UCs.
- Restos de alimentos orgânicos? Saiba como fazer compostagem em casa
O estado líder no consumo é São Paulo, com 290 mil clientes, seguido de Minas Gerais, com 276 mil e Rio Grande do Sul, com 268 mil. Para completar os cinco maiores mercado do país, Paraná aparece com 186 mil clientes e Bahia, com 114 mil.
Com informações do Portal Solar