Se na sua casa sobra muitos restos de alimentos orgânicos e você não sabe o que fazer com eles, o Portal Agro 2 vai te ensinar como fazer compostagem a partir desses resíduos.
Mas afinal, o que é compostagem? Em suma, é um processo de reciclagem do lixo orgânico que é transformado em adubo natural para plantas, jardins e, até mesmo, a agricultura.
Um dado que nem todos sabem é que a compostagem contribui para redução do aquecimento global. O Ministério do Meio Ambiente divulgou que, em 2015, cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos foram gerados no Brasil, o equivalente a 88 mil toneladas de lixo por dia. Contudo, quando todo esse material é descartado, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.
Se você deseja dar um fim melhor para o seu lixo orgânico, uma composteira doméstica é uma boa opção. Além disso, estará contribuindo com o meio ambiente.
Veja como fazer compostagem em casa
Há alguns maneiras de fazer compostagem, mas vamos nos ater a duas: a com minhocas e a sem minhocas.
O mais rápido é a compostagem com minhocas ou vermicompostagem, como também é chamada e pode ser feita em casa. Este processo gera o vermicomposto que é um adubo orgânico conhecido, também, como húmus de minhoca, rico em flora bacteriana e ajuda a fornecer às plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças.
Para a montagem da composteira são necessárias 3 caixas plásticas escuras, folhas secas, galhos pequenos e cerca de 100 minhocas. Uma das caixas deve conter tampa. Após isso, as caixas deverão ser empilhadas em três níveis, devendo haver nas duas superiores furos que vão conectar uma caixa à outra.
O processo de decomposição ocorre nessas caixas, sendo a última utilizada apenas para coletar o resíduo líquido orgânico, que, se diluído, pode ser utilizado para regar plantas e hortas.
Primeiro se deve forrar o fundo da caixa superior com folhas secas e pequenos galhos ou serragem, que funcionará como dreno para a composteira. Depois, a terra deve ser colocada acima dos resíduos, juntamente com as minhocas. Vale destacar que, colocar mais uma camada de folhas sobre o resíduo, ajuda na oxigenação como na redução do odor.
Já o processo da compostagem sem minhocas é praticamente o mesmo com minhocas. A diferença está que a primeira pode receber casca de alho e cebola, diferente da segunda. Além disso, o processo é mais lento e pode desenvolver mal cheiro mofo.