A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) teve a sua primeira adesão de trilha de longo curso aquática no Brasil. A rede, instituída em 2018, é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como pilares fomentar o ecoturismo por meio do contato com a natureza, a geração de emprego e renda, e a conservação da biodiversidade.
A primeira adesão, ocorrida nesta quinta-feira (29/12), foi da Trilha Rota dos Pioneiros, no Rio Paraná e seus afluentes, que passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. São 381 quilômetros de trilha que podem ser percorridas à pé, de bicicleta e à cavalo. Já nos rios, o trajeto pode ser feito por canoas. Estima-se, também, que leve 20 pernoites para concluir o trecho.

A RedeTrilhas busca ainda fortalecer o interesse da população pela natureza, além de valorizar os aspectos históricos e culturais da região, afim de potencializar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Ela também busca proteger e reconhecer rotas pedestres, de bicicletas e de outros meios não motorizados, com a criação de roteiros integrados.
Vale destacar o projeto amplia a oferta turística brasileira, com estímulo ao ecoturismo e gerando renda e emprego às comunidades à beira dos trajetos.
- Parques brasileiros: ICMBio divulga edital para concessão do Parque Nacional de Jericoacoara
RedeTrilhas conta com estrutura que oferece segurança aos turistas

A iniciativa traz segurança aos turistas e usuários, que contam com um padrão de estrutura que vai da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, às bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio. Além disso, a RedeTrilhas mapeia e identifica todas as trilhas sob sua gestão.
Para adesão ao projeto, as propostas devem ser apresentadas à Secretaria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e há critérios definidos em portaria articulada em parceria com a Associação Rede Brasileira de Trilhas, que é composta por trilhas nacionais, regionais e locais. A associação, também, promove a adesão das trilhas filiadas à iniciativa nacional.