A revista científica Cell publicou nesta terça-feira (18/10) um estudo que aponta como determinadas pessoas estão mais propensas a receber picadas de mosquitos do que outras. A razão disso é algo simples: esses pequenos insetos indesejáveis são atraídos pelo cheiro da pele. Além disso, eles se tornam fiéis às vítimas com o passar do tempo.
A neurobióloga da Universidade Rockefeller de Nova York, Leslie Vosshall explica que o que mais atrai os mosquitos são substâncias químicas ligadas à produção do odor. “Se você tiver altos níveis dessas substâncias na pele, você será o que receberá todas as picadas durante o piquenique”, destaca ela.
Experimento sobre a atração para picadas de mosquitos
A pesquisa desenvolveu um experimento baseado em diferentes cheiros nos seres humanos para testar a atração desses insetos.
No experimento, foram colocadas meias de nylos ao redor do antebraço de 64 voluntários para que odor pudesse ser absorvido pelo tecido. Após isso, as meias foram depositadas dentro de um compartimento no final de um grande tubo onde, também, dezenas de mosquitos foram soltos.
O resultado: os mosquitos se aglomeraram, principalmente, nas meias mais atraentes, que foram cerca de cem vezes mais convidativas em relação às outras. O mosquito utilizado na pesquisa foi o Aedes aegypti.
Ácidos na pele
De acordo com o neurogeneticista da Universidade Internacional da Flórida, Matt DeGennaro, foi encontrado um fator comum entre os voluntários favoritos dos insetos: altos níveis de ácidos na pele.
A pesquisa ainda aponta que essas moléculas de ácido são produzidas em diferentes quantidades nos seres humanos e que o odor é produzido a partir da vivência de bactérias, na pele, que consomem esses ácidos. No entanto, não é possível se livrar desses ácidos sem agredir a saúde cutânea.
Segundo Leslie Vosshall, “os mosquitos são resilientes e têm muitos planos alternativos para nos encontrar e nos picar”. Isso indica que descobrir maneiras de repelir esses seres indesejáveis não é fácil, mas no mercado há opções que ajuda no combate dessas criaturas.