O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IBMBio) divulgou, nesta quinta-feira (29/12), o edital para concessão do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. São esperados R$ 298.916.069,99 em investimentos, outorgas fixas e variáveis e encargos acessórios durante trinta anos.
No total, 7.850 hectares fazem parte da área de concessão, que será dividida em quatro polos: Praia Leste, Praia Oeste, Serrote e Dunas, sendo que este último será o maior, abrangendo o corredor de dunas por onde passam as trilhas que ligam a Vila de Jericoacoara à sede do município de Jijoca, onde fica a maior parte do Parque.
O polo Praia Leste abriga as vias que dão acesso à Vila para quem vem da rodovia estadual CE-185, além disso, conta com um atrativo turístico: a Árvore da Preguiça. Já o Polo Serrote, o menor da concessão, compreende a Praia da Malhada e o costão rochoso do Parque.
De acordo com o IBMBio, o parque não será privatizado e continuará pertencendo aos brasileiros, com gestão do Instituto.

Parque Nacional de Jericoacoara
O Parque Nacional de Jericoacoara é o terceiro parque mais visitado, procurado por turistas do Brasil e do mundo, e faz parte de um circuito chamado Rota das Emoções, que também inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Panaíba.
O local possui um aeroporto regional a apenas 30 quilômetros do parque, e Fortaleza fica a cerca de 300 quilômetros do parque. Ele também conta com condições para o turismo de sol e mar o ano todo, tendo a Praia de Jericoacoara figurando no ranking das mais belas em 2022 (escolhido pelos usuários da plataforma de hospedagem), depois de Fernando de Noronha.
Devido ao vento, o parque é ideal para esportes de vento como kitesurf e wingsurf foil, e já sediou até etapas da Copa do Mundo desses esportes. Ainda há oportunidades para o geoturismo, sendo a Pedra Furada um dos principais atrativos.
As cidades do entorno têm experimentado grande crescimento, como a cidade de Cruz, onde fica a Praia do Preá, que conta com uma estrutura hoteleira cada vez maior, incluindo resorts e hotéis de redes internacionais. Para completar, o encontro da Caatinga com o oceano emolduram uma paisagem única.

Licitação
Os interessados na licitação devem agendar visitas técnicas até o dia 3 de março pelo e-mail licitacaocgadm@icmbio.gov.br. O prazo para entregar as propostas vai até o dia 10 de março. A sessão pública para abertura dos envelopes está prevista para ocorrer no dia 20 de março.