Um método de irrigação caseiro desenvolvido pelo técnico em agronomia, Kevin Brasil, tem transformado áreas improdutivas em Iguatu (CE).
Espaços antes afetados pela seca ressurgem com o Projeto Mudas que propicia o cultivo de lavouras variadas e gera boa produtividade graças ao sistema artesanal de irrigação, com sensores de umidade do solo.
Para isso, o Portal Agro 2 vai te ensinar essa técnica que tem se mostrado eficaz no cultivo de plantas, em casa.
Veja como construir seu próprio sistema de irrigação caseiro
Com apenas uma mangueira de polietileno (16mm), pregos cabral, palitos de pirulito e arame (16mm), é possível construir facilmente um sistema de irrigação caseiro.
Para criar um sistema de irrigação caseiro, comece fazendo furos a cada 20 ou 25cm na mangueira. Em seguida, encaixe os microaspersores artesanais feitos com palitos de pirulito, pregos e arames (veja imagem acima). Esses microaspersores atuam como pulverizadores, dispersando a água em gotículas quando chegam à cabeça do prego.
Usando um alicate, enrole a extremidade do arame três vezes no palito de pirulito, pressionando firmemente. Em seguida, dobre o arame em forma de “C”, de modo que a outra extremidade fique apontando para a ponta do palito de pirulito.
Enrole a ponta livre do arame no prego, dando quatro voltas e apertando bem. Certifique-se de que a cabeça do prego esteja voltada para baixo. Em seguida, corte o excesso do prego e ajuste o microaspersor, deixando espaço entre a cabeça do prego e a ponta do palito de pirulito. Insira os microaspersores nos furos da mangueira.
Sensor de umidade
Para criar um sensor de umidade, você vai precisar de 2 velas porosas, 2 recipientes e uma mangueira de silicone transparente. Essa ferramenta artesanal ajuda a determinar o momento ideal para irrigar a plantação sem desperdiçar água.
É importante construir dois sensores separados por 5 centímetros: um deve ficar a uma profundidade de 10cm, e o outro a 20cm. As velas e os recipientes devem ser adaptados na mangueira, onde irão funcionar como os sensores.
Comece adaptando a mangueira nas velas e nas cubetas. Em seguida, cave dois buracos no canteiro que será irrigado: um a 20cm de profundidade e outro a 10cm, com uma distância de 5cm entre eles.
Comece enterrando a vela em um dos buracos, deixando a cubeta para a parte de fora. Para manter a cubeta firme, você pode utilizar um pedaço de madeira como apoio (confira na imagem acima).
Depois de instalar a mangueira com o sensor no canteiro, coloque a cubeta dentro de um copo de água. Se a água começar a subir pela mangueira, é hora de irrigar as plantas.
Para uma área produtiva de até 80 m², são necessários dois sensores, um a 10 cm e outro a 20 cm de profundidade, separados por 5 cm.