A chicória que é popularmente conhecida como escarola é uma hortaliça que não exige muito trabalho no momento do plantio, além disso ainda pode ser cultivada em casa.
A planta que pertence à família asterácea, mesma da alface e do almeirão, pode ser produzida durante todo o ano no Brasil e com destaque para as regiões Sul e Sudeste.
Veja como plantar chicória
Quando a planta é plantada por meio da muda e não de semente, leva aproximadamente de 45 a 60 dias para a colheita.
Ela se adapta melhor nas regiões de clima ameno e com temperaturas de 15°C a 25°C e necessita de solo drenados, férteis e ricos em matéria orgânica. Sendo assim, é totalmente possível cultivá-las em vaso, mas o aconselhado é que seja ofertado um canteiro de horta.
O plantio deve ocorrer de 30 a 35 dias após a germinação na bandeja, mas também pode ser realizado o processo de semeadura direto na terra.
Entre os cuidados com a planta, também está a rega, então essa prática deve ser adotada diariamente. Mas lembre-se, o solo nunca deve ficar encharcado.
Benefícios da chicória
A chicória é uma planta que favorece o emagrecimento e é capaz de prevenir doenças cardiovasculares. Rica em fibras, betacaroteno, vitamina C, potássio e vitamina, as folhas da chicória de espessura lisa e onduladas têm um sabor levemente amargo.
O vegetal possui poucas calorias e por ser rica em fibras, diminui o consumo de alimentos durante o dia.
Principalmente a raiz da planta ajuda ajuda a regular a microbiota intestinal e melhora a digestão, além de diminuir a acidez do estômago. Portanto, a chicória pode ser útil para prevenir e ajudar no tratamento da má digestão, azia ou refluxo.
Confira os demais benefícios:
- Previne doenças cardiovasculares
- Evita diabetes
- Mantém a saúde dos olhos
- Alivia o excesso de gases intestinais
- Melhora o funcionamento dos rins
- Fortalece o sistema imunológico