As espécies do figo variam no tamanho e na forma, sendo assim, algumas delas podem ultrapassar três metros de altura.
Uma boa opção para ter a fruto em casa, é que o figo também é rico em flavonoides, antocianinas e cumarinas, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram o relaxamento das artérias.
Como plantar figo
A propagação da figueira ela se dá principalmente por estarquia direta no campo. Para o plantio, utilize estacas com um ano de idade, comprimento de 20 a 30 centímetros e diâmetro entre 1,5 e 3 centímetros.
O recomendado é dar preferência a solos profundos, bem drenados e com possibilidade de uso de irrigação. Nesse aspecto, deixe dois terços da estaca enterrados no solo e uma a duas gemas acima do nível do solo, fazendo uma amontoa cobrindo toda a estaca com terra fofa.
Por ter um sistema radicular superficial, a figueira é sensível à falta de umidade no terreno. Os solos mais adequados para a planta são os areno-argilosos, bem drenados e com bom teor de matéria orgânica.
Por sua vez, para a produção de figo fresco, o espaçamento entre covas é aconselhado de 2,5 a 3 metros x 2,5 a 3 metros. Caso a espécie seja o cultivo de figo verde, as medidas devem ser reduzidas em meio metro cada. Além disso, cada cova deve ter 40 x 40 x 40 centímetros.
Por fim, para facilitar a condução da figueira, é necessária a realização de podas, que deve ser realizada nos três primeiros anos do plantio, a de formação visa à adequação da estrutura da planta para dar espaço aos ramos produtivos.
Após esse processo, deve ser realizada a poda de frutificação realizada anualmente. No momento em que a planta estiver em repouso, corte os ramos que já deram frutos, deixando apenas de 5 a 10 centímetros com duas gemas bem localizadas. Apíos brotarem, escolha em cada galho de um a dois brotos em boa posição, voltados para fora da copa, para crescerem verticalmente.