Com um sabor adocicado e com alta concentração de nutrientes, a pera é uma das frutas que proporciona diversos benefícios à saúde, além de ser facilmente encontrada em supermercados e feiras.
O cultivo da fruta acontece principalmente em regiões com clima mais ameno, como no Sul do país, porém as suas inúmeras variedades ainda é possível ser cultivada em outras regiões.
Aprenda como plantar pera

A pereira é uma árvore que necessita que o solo para o plantio seja de textura branco-argilosa, profundo devido ao tamanho das raízes, fértil, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e pouco declive, sem pedras.
Para a plantação, é necessário preparar a área com aplicação de calcário no solo três meses antes do plantio. Aproximadamente 40 dias de plantar pera, deve ser realizada a adubação orgânica com esterco de curral (curtido) ou esterco de galinha (curtido), além de ser necessário também adicionar minerais, como bórax, potássio e fósforo.
Em relação ao espaço de plantio, é necessário que as covas apresentem as dimensões de 60 x 60 cm e cada uma delas deve receber a adubação adequada antes do plantio. Já o espaçamento recomendado deve respeitar as distância de 4x 2 e 7 x 5 metros entre as plantas.
Para a germinação das sementes de pera, devem ser selecionadas 10 peras maduras de 3 espécies diferentes, sendo a europeia, japonesa e chinesa e, logo após, devem ser separadas 30 sementes sadias e sem defeitos. Geralmente, de 5 sementes apenas 1 germinará.
Após a germinação, o plantio deve ser realizado entre os meses de junho a setembro e plantadas em um local definitivo.
Cuidados com o cultivo

A poda de formação da pereira deverá ser realizada nos primeiros dois anos após o plantio. As mudas devem ser despontada quando iniciarem a brotação, pois o atraso no desponte favorece o surgimento de ramos laterais no tronco.
Já na poda de frutificação, deve se retirar os ramos que causam sombreamento, mas cuidado para não podar em excesso, pois pode prejudicar a produção.
Em relação à colheita, possui um diferença entre as variedades europeias e asiáticas. Normalmente as asiáticas amadurecem normalmente na planta, enquanto as europeias terminam sua maturação em câmaras frias. O momento ideal das peras europeias é de difícil determinação, sendo baseada em parâmetros físicos, químicos e biológicos.
O aconselhado é que seja realizada a colheita a cada cinco dias, aumentando assim a probabilidade de obtenção de frutos com a maturação adequada.
Benefícios da pera

A pera possui inúmeras fibras que auxiliam na digestão e são importantes para a saúde intestinal. Entre os nutrientes da fruta, também está presente os minerais como potássio, magnésio e cálcio.
O potássio ajuda na regulação da pressão arterial, enquanto o cálcio é fundamental para a saúde óssea.
O consumo da pera também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, devido a presença da vitamina C, no que ainda ajuda na redução do risco de doenças crônicas.
Veja os demais benefícios:
- Previne o câncer
- Previne doenças cardíacas
- Previne diabetes
- Auxilia na saúde mental
- Preveni a obesidade