Além de saboroso, nutritivo e decorativo, você sabia que é possível ter uma plantação de pimentão em casa?. O fruto exige poucos cuidados e pode ser facilmente replantado a partir de suas sementes.
Repleto de vitamina E, carotenoides e betacaroteno, o fruto ainda é capaz de prevenir doenças como catarata e câncer de próstata.
Veja como plantar pimentão
O primeiro passo é cortar um pimentão pela metade e retirar as sementes para o replantio. Após isso, é necessário colocá-las em um copo d’água e deixar descansando até o dia seguinte. No outro dia, as que aparecerem boiando, são as que não podem ser utilizadas no momento do plantio.
Realizada a seleção das sementes, coloque-as em um recipiente com furos para drenagem e mantenha o solo úmido, mas lembre-se, nunca encharcado. Quando as mudas atingirem aproximadamente 10 cm de altura, é hora de transportá-las para o seu recipiente final.
Um detalhe importante, é que esse local definitivo tenha pelo menos 30 cm de profundidade, podendo ser um vaso, ou o solo direto. O tempo de crescimento vai ser de aproximadamente uma semana depois do replantio.
Por o pimentão ser um fruto que exige poucos cuidados, é importante deixar a plantação em um local bem iluminado, onda possa receber de seis a oito horas de sol diariamente. Feito todos os processos, baita esperar, o processo de colheita que acontece aproximadamente após quatro meses do plantio.
Benefícios do pimentão
O pimentão possui inúmeras variedades, porém as mais conhecidas são o verde, vermelho e o amarelo.
De modo geral, o pimentão fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção do câncer, protege o cérebro de degenerações e combate o envelhecimento precoce.
Rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, o pimentão também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de apresentar uma ação de antivelhecimento, e ajudando na prevenção de demências.
Confira os demais benefícios:
- Ajuda na manutenção da saúde ocular
- Auxilia no processo de emagrecimento
- Auxilia na absorção de ferro
- Contribui para a manutenção dos ossos