Ter animais de estimação em casa é sempre sinônimo de alegria e diversão, especialmente quando se trata de cachorros, que são famosos por sua lealdade e amizade, sendo conhecidos como os “melhores amigos do homem”. Entretanto, no convívio diário, muitos cuidados são necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos amiguinhos de quatro patas.
Há quem diga que os cachorros têm que tomar a menor quantidade de banhos possíveis. Por outro lado, há quem acredite que mantê-los sempre limpinhos é essencial. Por isso, por questões de saúde, fica a dúvida: qual a frequência ideal para dar banho em cachorro?
A única certeza é que a higienização periódica é muito importante na vida dos pets, pois proporcionam bem-estar. Entretanto, é preciso lembrar que nenhum pet é igual ao outro, tanto em suas características físicas quanto em seus hábitos no dia a dia.
Há aqueles que ficam o dia dentro de casa, por isso, tendem a acumular menos sujeira. Entretanto, há aqueles que permanecem o dia no quintal ou passeiam bastante, acumulando mais sujeira. Desta forma, cada um demanda uma frequência de banho diferente.
Frequência de banho ideal para seu pet
Para determinar a frequência de banho de seu pet é preciso considerar o estado de saúde dele. Em condições normais, um fator determinante para esta frequência é a pelagem de cada raça.
Para cães de pelo curto, o intervalo entre os banhos deve ser de 10 a 15 dias. Já para aqueles de pelo longo, o intervalo é de 7 a 10 dias. Já para os pets com pelos mais oleosos, é recomendável uma vez por semana.
Apesar disso, é necessário se atentar aos exageros, visto que muitos banhos podem trazer prejuízos. O excesso de banho pode remover a camada de gordura que protege a pele dos animais, deixando-os mais expostos a fungos e alergias.
Como dar banho em cachorro em casa
Se você é daqueles que prefere dar banho no seu pet em casa, separamos algumas dicas essenciais para que a experiência não seja traumática para seu amiguinho de quatro patas.
Primeiramente, separe tudo que vai precisar para a limpeza deles: sabonete, shampoo, condicionador, perfume, escova, toalha e secador.
Em seguida, coloque o animal sobre um lugar elevado, como uma mesa, por exemplo, para que ele perceba que não é um momento de brincadeira. Depois, escove os pelos para retirar a sujeira presa e mantê-lo mais calmo.
Molhe o cachorro com água morna para umedecer os pelos. Na hora de aplicar o shampoo ou sabonete, leve em consideração o tamanho e tipo de pelo do animal. O produto deve ser aplicado suavemente, esfregando as raízes dos pelos.
Após deixar o produto agir por alguns minutos, enxágue seu pet com bastante água para tirar todo o excesso de produto. Em seguida, aplique o condicionador e também retire o excesso.
Uma dica importante é ter cuidado com os ouvidos dos cães durante o banho, pois são delicados. Use pedaços de algodão para tampá-los e evitar que caia água nas cavidades. Para limpar na parte externa, utilize gases ou toalhas com água morna.
No processo de secagem, utilize uma toalha para tirar o excesso de água e, posteriormente, o secador, sempre tomando cuidado com os olhos e orelhas. Este também é o momento de fazer a escovação. Por fim, finalize com perfume.
Desta forma, seu animalzinho estará sempre cheiroso, limpinho e saudável.