Com uma história que remonta a milhares de anos, os chás caseiros são bebidas que resultam da infusão de raízes, folhas, flores ou cascas de vegetais e frutas. É uma opção refrescante para os dias quentes do verão ou para se aquecer, nos dias mais frios.
Além disso, muitas plantas utilizadas no preparo do chá têm propriedades terapêuticas, podendo ajudar a aliviar sintomas de diversas doenças, como a gripe ou gastrite.
O Portal Agro2 separou dicas sobre como cultivar cinco plantas e fazer delas chás saborosos para tomar em casa.
Chás caseiros: veja como preparar deliciosas bebidas com plantas que podem ser cultivadas em casa
Alecrim
O alecrim é uma planta de fácil cultivo e é amplamente utilizado em receitas gastronômicas devido ao seu sabor e aroma. Além disso, o chá é conhecido por ajudar a aliviar inflamações e sintomas de gripes e resfriados.
O mais importante no cultivo do alecrim é escolher um local com bastante sol. O alecrim precisa de pelo menos 6 horas de sol direto por dia para crescer saudável e forte.
Além disso, é fundamental preparar o solo de forma adequada para garantir uma boa drenagem, pois o alecrim prefere solos bem drenados e levemente alcalinos. Regar regularmente e podar a planta também são cuidados importantes para manter o alecrim saudável e estimular o seu crescimento.
Erva doce
Conhecido popularmente como erva-doce, o funcho (Foeniculum vulgare) é um dos ingredientes mais tradicionais para chá. A bebida preparada com suas folhas ou sementes é recomendada para aliviar cólicas intestinais em bebês e crianças.
O seu cultivo deve observar a escolher um local com sol pleno ou meia sombra e solo bem drenado. A erva doce também precisa de uma rega regular para manter o solo úmido, mas não encharcado.
Além disso, é importante fornecer uma fonte de nutrientes através da adição de compostagem ou fertilizante orgânico. Outro cuidado importante é o desbaste das plantas para evitar o acúmulo de um grande número de plantas em um só lugar, o que pode afetar a qualidade das raízes.
Gengibre
O gengibre é uma planta aromática de uso versátil, que se adapta bem às regiões de clima quente e úmido do Brasil e é fácil de ser cultivada.
O chá preparado com a raiz do gengibre é uma boa alternativa para o tratamento de sintomas de gripe, resfriado e tosse, além de auxiliar na cura da ressaca.
O mais importante no cultivo do gengibre é garantir que a planta tenha um solo bem drenado, rico em matéria orgânica e irrigação frequente, mas sem encharcamento.
- Produção de cerveja: Embrapa inova ao testar bioinsumo para ampliar cultivo de lúpulo
O gengibre também precisa ser plantado em local com sombra parcial, e não em sol pleno, para que não seja exposto diretamente à luz solar. Além disso, é importante ter cuidado na hora de escolher as mudas, selecionando as que apresentam brotos e raízes saudáveis.
Hibisco
A popularidade do chá de hibisco tem crescido por ser um aliado em dietas de emagrecimento. As folhas e flores da espécie Hibiscus sabdariffa L. são ideais para fazer a bebida, que pode ser apreciada quente ou fria.
No cultivo do hibisco é importante garantir que a planta receba bastante luz solar e água suficiente, mas sem encharcamento.
O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado para evitar o apodrecimento das raízes. Além disso, é importante realizar podas regulares para estimular o crescimento de novos brotos e flores.
Hortelã
A hortelã é o tipo de erva aromática mais recomendado para preparar chás devido ao seu sabor intenso. Essa planta é fácil de cultivar e pode ser mantida em pequenos vasos ou em jardins.
Para crescer saudável, a hortel necessita de irrigação duas vezes por dia e de um local com boa iluminação solar. É recomendado plantá-la em solo úmido e bem drenado, e adubar a cada dois meses.
Além disso, é importante realizar podas regulares para evitar que a planta cresça de forma desordenada e para estimular o surgimento de novos brotos.
A hortelã é uma planta resistente e pode se espalhar rapidamente, por isso, é indicado mantê-la em um recipiente separado para evitar que ela invada outros locais do jardim.