O coentro é uma erva muito utilizada na culinária ao redor do mundo. Todavia, mesmo com o frescor que traz aos pratos, a folha não agrada a todos os paladares. No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária baiana.
Está é, com certeza, uma das hortaliças mais cultivadas nas hortas caseiras. Assim como outros cultivos, este tempero precisa de alguns cuidados especiais.
Grãos: Safra de grãos 2021/22 pode chegar a colher 270,2 milhões de toneladas
O coentro é uma planta de clima ameno, sendo pouco resistente ao frio e a ventos fortes. Assim, o ideal é que seja cultivado local com uma grande incidência de luz solar.
Desta forma, para plantá-lo é preciso optar por um local com sol pleno, onde o cultivo tenha um exposição solar direta de, no mínimo, quatro horas. Em alguns casos, pode ser que a planta se desenvolva vem a meia sombra, desde que tenha de 2 a 3 horas de sol fresco.
Dicas: Horta de temperos: melhores temperos para cultivar em casa
Vale lembrar que o desenvolvimento do coentro não é o mesmo quando cultivo em meia sombra e com sol pleno. Para que se desenvolver bem, o cultivo precisa de um solo ou substrato fértil.
Recomenda-se que o solo seja adubado, com humus de minhoca e outros adubos orgânicos, mensalmente. Outro ponto importante é que o solo não deve ficar completamente seco, sendo necessário uma rega periódica.
Agricultura: Aprenda como fazer uma horta em espaços pequenos
Outra característica do coentro é que ele consegue sobreviver a curtos períodos de estiagem, mas não consegue sobreviver a encharcamentos. Assim, certifique-se que a sua planta não tenha excesso de água.
Plantio e tratos com o cultivo
O coentro pode ser plantado em canteiros, vasos ou jardineiras. Entretanto, alguns pontos devem ser levados em consideração, como por exemplo o fato do vaso ter pelo menos 15 cm de diâmetro, 20 cm de profundidade e furos.
Pecuária: Entenda por que a adubação de pastagem é importante para a pecuária
Assim como muitos outros cultivos, na hora de montar o solo é preciso ter camada drenante, manta drenante e o substrato correto. Se optar pelo plantio em conjunto, a dica é escolher espécies que gostam da mesma intensidade de luz e rega.
Para manter o coentro saudável, evitando doenças e insetos, é necessário que as folhas secas sejam retirados, além de observar os versos de suas folhagens.
Saúde animal: Febre aftosa: quais são os sintomas, diagnóstico e características da doença
Como realizar o plantio
A forma mais indicada de se realizar o plantio do coentro é através de mudas e sementes. Para evitar problemas com o plantio por sementes, recomenda-se que as sementes sejam levemente amassadas antes do plantio, como forma de facilitar a sua germinação.
A semeadura poder ser feita de forma direta, no local definitivo, com espaçamento mínimo de 10cm entre as covas. Em regiões mais quentes, o plantio pode ser feito durante todo o ano e nas regiões frias, deve ser feita durante o verão.
Agropecuária: Problemas respiratórios em suínos podem interferir na lucratividade
Como colher
A primeira colheita acontece entre 30 e 35 dias após a semeadura e a forma correta de colher é cortando as folhas sempre o mais rente possível da base. Colhe-se primeiro as folhas mais de fora e maiores, que são as mais velhas, permitindo que as novas cresçam.