O boldo é conhecido por ser um planta medicinal muito conhecida e por ser uma das mais cultivadas no Brasil.
Além de ser muito utilizada para tratamentos digestivos, ela ainda pode ser cultivada em casa.
Como plantar boldo
O boldo pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos. Em caso de vasos, opte vasos com altura mínima de 30 centímetros para terem capacidade de se desenvolverem mais.
Para o plantio, a partir da planta mãe, basta cortar um galho da parte mediana da planta e retirar as folhas abaixo do ramo. Realizado isso, afunde o ramo em um vaso.
Após o plantio, mantenha sempre a nova muda à sombra e regue sempre que estiver com substrato seco.
Além disso, também podem ser feitas mudas por meio de sementes colhidas de um pé ou comparadas. Neste caso, as sementes devem ser semeadas em local definitivo e em locais sem geadas, pois elas não suportam ambiente frios.
No momento da colheita, corte o galho ou ramo, e nunca arrancando somente as folhas.
O indicado é que dê preferência dos galhos superiores e suas pontos, pois assim estará fazendo uma poda que irá permitir um próximo crescimento.
Benefícios do boldo
A planta medicinal possui um antioxidante que estimula a produção da bile pelo fígado, ajudando assim no seu funcionamento.
Além disso, os flavonoides, no qual é um dos componentes do boldo no Chile, ainda são responsáveis pela ação diurética da planta, ajudando assim a diminuir o excesso de líquido corporal.
Confira os demais benefícios:
- Auxilia no tratamento de problemas da vesícula
- Auxilia no tratamento da gastrite
- Alivia os sintomas da intolerância alimentar
- Elimina fungos e bactérias