O Chuchu é um vegetal que é bastante ingerido nas refeições diárias dos brasileiros, além de ser rico em fibras, vitamina A, B1 e ferro, ainda é fácil de ser plantado em sua própria residência.
Para você que deseja aprender a plantar chuchu, confira esse passo a passo de como ter o vegetal em casa o ano todo.
Como plantar chuchu
Por ser uma planta trepadeira, o chuchuzeiro pode ficar bem grande durante o seu cultivo, devido a isso é importante escolher o local em que será plantado. O indicado é que a planta receba uma boa quantidade de luz solar por dia.
O primeiro passo é conseguir um chuchu com semente, bem maduro e com pequenas rachaduras na casca e com um pequeno broto na parte de baixo, local em que irá crescer novas plantas. O chuchu pode ser comprado em um mercado e depois basta deixá-lo na água de ponta cabeça ate que comesse a brotar.
Já com o local escolhido para o plantio, deve ser preparado o solo que terá que ser rico em matéria orgânica e que seja bem fofo, para que a terra fique totalmente oxigenada. Após isso, é hora de colocar o chuchu na terra, mas lembre-se, somente metade dele ficará enterrado.
O aconselhado é que após todo esse processo, seja utilizado aproximadamente 400 milímetros de água com o auxílio de um regador, e a rega deve permanecer uma vez por dia, até o broto começar a crescer e dar frutos.
Benefícios do chuchu para a saúde
O chuchu possui grandes quantidades de fibras dietéticas, no que significa que o seu consumo é altamente recomendado às refeições de pessoas diabéticas, sendo capaz de regular a glicemia no sangue.
Por ser fonte de mineiras como o cálcio, ele ainda age no combate da osteoporose e fortalece os ossos e dentes.
Devido a grande quantidade de agentes antioxidantes, o chuchu combate doenças e enfermidades e fortalece o sistema imunológico das ações dos radicais livres.
Confira os demais benefícios do chuchu:
- Evita o envelhecimento precoce
- Controla a pressão arterial
- Combate anemia
- Previne câncer
- Fortalece a memória
- Evita câimbras