O verão iniciou no dia 21 de dezembro e a população já está enfrentando dias quentes.
Embora a estação possua diversos benefícios à pessoas com o aumento da vitamina D, ainda é necessário adotas alguns cuidados essenciais.
Dicas de como se proteger no verão
Manter-se hidratado é uma prioridade em todas as estações, mas no verão, deve ser redobrado. Pois a água é essencial para manter o funcionamento do organismo.
Mesmo que a exposição ao sol seja fundamental para manter a vitamina D, a exposição excessiva aos raios pode gerar diversos impactos negativos, principalmente para a saúde.
Se expor ao sol sem proteção pode favorecer o envelhecimento precoce a ainda aumentar o risco de câncer de pele. Outra dica essencial é manter os ambientes sempre ventilados, pois ambientes abafados podem gerar danos à saúde.
Além disso, viroses, micoses, desidratação, picadas de insetos e outros problemas podem ser comuns nessa época do ano.
Previsão para o verão
Além das altas temperaturas que devem marcar o verão, a previsão ainda é de chuvas intensas, queda de granizo e vento com intensidade de alta à forte.
Os menores volumes de chuva são registrados no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.
Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm.