Comemora-se no dia 14 de março, o Dia Nacional dos Animais. Independente se são animais de estimação, exóticos ou silvestres, os bichinhos fazem parte da nossa fauna e são de extrema importância para manter o nosso ecossistema em pleno funcionamento, pois cada um tem o seu lugar e faz parte da cadeia alimentar.
Para aquelas pessoas que desejam companhia, os animais de estimação são uma ótima opção. Entretanto, nem todo mundo se sente inclinado a criar gatos, peixes ou cachorros, preferindo assim optar pela criação de animais exóticos. Dentre os motivos que fazem algumas pessoas escolherem criar esses pets diferentes está ligado ao fato de algumas espécies demandarem menos trabalho.
Apesar de serem considerados “fora do comum” e causarem estranheza em algumas pessoas, os animais exóticos conseguem manter a casa alegre e divertida, além de fazerem companhia aos donos, assim como os animais domésticos. Entretanto, é importante deixar claro que antes de criar estes animais, é necessário certificar-se junto ao IBAMA se eles podem ou não serem criados como domésticos, quais cuidados são essenciais e como é a legislação quanto a criação de animais exóticos.
Animais exóticos para criar em casa

Sagui
Um dos animais exóticos com maior procura para se tornar um pet. Entretanto, para ser criado em casa, deve ser domesticado desde o nascimento para aceitar o convívio com humanos. Sua altura máxima é de 10 cm.
Para adquiri-los a recomendação é procurar criadores certificados pelo IBAMA. Dentre os cuidados específicos da espécie, este bichinho não deve ser alimentado somente com banana, sendo necessário complementar a alimentação com rações balanceadas.

Cacatua
A cacatua é um pássaro da mesma família das calopsitas. De origem australiana, a ave tem porte máximo de 80 cm de altura, chegando a pesar até 2 kg. Trata-se de um bichinho que precisa de muita atenção, caso contrário tornam-se agitadas, principalmente a noite. Seu tempo de vida é estimado em mais de 70 anos.

Chinchila
Da família dos roedores, a chinchila é um animal fofo, silencioso, dócil , de fácil adaptação e hábitos noturnos. Podendo pesar entre 80 e 300 gramas e com tamanho entre 20 e 30 cm de altura, este bichinho pode viver por certa de 15 anos.
Em relação a sua alimentação, esta deve ser balanceada com rações específicas e frutas. É necessário também que as chinchilas façam exercícios diários, desta forma precisam ser criadas em gaiolas adequadas e equipadas.

Iguana
Muitas pessoas que desejam criar animais exóticos optam pelas iguanas, o que torna esse bichinho uma sensação entre os apreciadores de pets diferentes. A manutenção e os cuidados com o réptil são bem tranquilos, tendo em vista que diversas casas do segmento vendem rações específicas para o animal.
A principal preocupação e cuidado que o dono deve ter diz respeito à temperatura do ambiente, pois esses animais são muito sensíveis a condições de calor ou frio extremo.

Furão
Esta é uma ótima opção de pet para quem tem criança em casa, tendo em vista que os furões são animais agitados, brincalhões, curiosos e muito amorosos. Com uma expectativa de vida baseada em 10 anos, a entrada da espécie no Brasil é controlada pelo IBAMA.
Os cuidados e manutenções mensais podem chegar aos R$200 reais. Vale ressaltar que este bichinho não se adapta a locais com temperaturas acima dos 30 graus, podendo morrer em locais muito quentes.

Mini Porco
O mini porco encanta a todos com o seu tamanho e fofura. Atualmente já é possível encontrar criadores especializados na raça em São Paulo. Estes bichinhos são indicados para pessoas que tem alergia e não podem criar gatos e cachorros devido aos pelos.
A principal preocupação com este bichinho é em relação ao espaço, pois eles podem crescer um pouquinho mais do que quando filhotes, tornando-se necessário um espaço maior e mais adequado ao seu desenvolvimento.

Tigre d’água
Apesar de ser considerado como um animal exótico, a sua criação é muito popular nos países asiáticos, tais como a China. Considerada como uma tartaruguinha de aquário, o comprador deve ficar atento ao tamanho do local onde será instalado, pois elas podem crescer e o recipiente se torna inadequado.