Se tratando de temperaturas mais amenas, uma boa xícara de chá funcho é o ideal para desfrutar desse tipo de estação. Se esse chá for plantado na sua própria casa, melhor ainda.
Pensando nisso, o funcho é uma boa opção para chá, além de possuir diversos benefícios para a saúde. Confira as dicas para plantar na sua horta.
Confira como plantar funcho
Com nome científico Foeniculum vulgare e também conhecido como erva-doce-de-cabeça, funcho-de-florença e funcho-doce-de-florenço, o funcho pode ser cultivado em várias condições climáticas, sobrevivendo inclusive a geadas.
Faça o plantio por meio de sementes, no qual você pode encontrar em floriculturas e até mesmo supermercados. As sementes devem ser cobertas com uma camada fina de solo e ele deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.
A escolha do local é importante para o desenvolvimento saudável da sua planta. É necessário o funcho receba luz solar todos os dias para evitar o aparecimento de pragas, como pulgões.
Se você deseja plantar o funcho em vasos, opte por aqueles de grande profundidade, uma vez que suas raízes atingem grande extensão. O procedimento mais indicado é que o plantio seja feito diretamente no solo.
A colheita pode ser feita por volta de 90 dias após o plantio.
- Meio ambiente: Criação do Museu das Amazônias é lançada em Belém; confira
Benefícios do funcho
O funcho é fonte de vitaminas A, B, C, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Sendo assim, ele possui propriedades antiespasmódicas e carminativas, que acalmam os espasmos do intestino, cólicas abdominais e atuam no controle dos gases.
A presença da vitamina C, dos antioxidantes e flavonoides do funcho ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
Veja os demais benefícios:
- Tem propriedades relaxantes;
- Previne o mau hálito.
- Tem efeito diurético
- Auxilia no processo de emagrecimento