A Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, considerada um dos maiores eventos da América Latina que reúne uma única raça de cavalo está acontecendo, em Belo Horizonte, e vai até o próximo sábado (29/7).
O encontro, que é realizado desde 1982, começou no dia 17 de julho e, neste ano, comemora as “Bodas de Esmeralda”, com 40 anos de história.
Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador
Neste ano, a expectativa é que mais de 200 mil visitantes passem pelo Parque Bolivar de Andrade durante os 13 dias da exposição. A edição conta ainda com a presença de aproximadamente 500 expositores e mais de mil animais.
Além disso, o evento tem uma programação diversificada para atender ao público em geral, incluindo produtores rurais, empresários, profissionais liberais e entusiastas do setor agropecuário.
Os participantes podem acompanhar concursos de marcha, provas funcionais e sociais, nos quais os animais vindos de todas as parte do país serão avaliados e julgados., além de palestras técnicas ministradas por especialistas.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez o evento não apenas reúne criadores de todas as regiões do país, mas também atua como uma vitrine que destaca a beleza, a marcha, a raça e a qualidade de sela do mangalarga marchador.
“O setor movimenta cerca de R$ 30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essa década de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, afirma.
Raça é originária de Minas Gerais
A raça mangalarga marchador teve origem no Sul de Minas Gerais, surgindo há mais de dois séculos atrás.
- Reforma agrária: MST invade fazenda em Pernambuco; é a segunda no país em 24 horas
Atualmente, os animais estão distribuídos por todos os estados do Brasil e também encontram-se presentes em outros países, com um plantel que conta com a marca expressiva de 717 mil animais registrados.