A 4ª edição da Festa do Pequi acontecerá na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), em Goiânia. A data foi escolhida para comemorar o Dia Estadual do Pequi, instituído por Lei no estado.
O evento que é gratuito e aberto ao público, acontece em meio a temporada do fruto mais querido pelos goianos, que começa em setembro e vai até março do ano que vem. A Ceasa Goiás é o entreposto que mais recebe e comercializa pequi no Brasil, vendendo praticamente toda a extração do país.
Programação Festa do Pequi
A festa que deve reunir mais de 2 mil pessoas, celebra o fruto tradicional do estado com apresentações culturais e comida típica, com destaque para a culinária, com a maior panela de arroz com pequi do mundo. Serão utilizados 300 quilos de carne, 300 quilos de arroz e 50 sacas de pequi. Os cozinheiros iniciam o preparo às 5h da manhã, que poderá ser acompanhado pelo público.
A programação artística conta com artistas amadores da Ceasa, além de manifestações tradicionais, como a folia de Reis Foliões Petrolina e Santa Rosa, Imigrantes para Belém, e a Banda do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Haverá um espaço onde o gerente da Divisão Técnica da Ceasa-GO, Josué Lopes, vai tirar dúvidas sobre o papel do fruto, dados, particularidades e a história do pequi. Também técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) para falar das pesquisas referentes ao pequi em Goiás.
Também será novamente realizada a feira para comercialização do fruto, produtos artesanais e derivados do pequi.
Pequi em números
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Goiás extraiu 3,7 mil toneladas de pequi em 2023, sendo que o município que mais coletou o fruto foi Sítio d`Abadia, no nordeste goiano.
Na última temporada, 55% do pequi recebido pelo entreposto foi de Goiás, 20% de Minas Gerais e 20,92% do Tocantins. O fruto goiano e tocantinense chega de setembro e até meados de outubro. Depois entram cargas do Norte de Goiás. Já o pequi mato-grossense é encontrado no mês de novembro e o fruto mineiro chega de dezembro até janeiro.
Nos cálculos da Divisão Técnica da Ceasa-GO, na safra 2022/2023, foram comercializadas 6.414 toneladas de pequi, movimentando R$ 10,4 milhões. Já na safra 2024/2025, que se começou recentemente e segue até março de 2025, já entraram na empresa 1.174 toneladas, mesmo com a seca e as queimadas que afetaram o país.
A presença do fruto é marcante durante a temporada na Ceasa Goiás, tanto pelo cheiro intenso quanto pela quantidade de lixo, que praticamente dobra, por conta das cascas.
Dia Estadual do Pequi em Goiás
O fruto do Cerrado, ganhou um dia no calendário goiano, através da Lei Estadual nº 22.2292023, que estabelece o dia 23 de outubro como o Dia Estadual do Pequi. A ideia é promover a conscientização sobre a importância do pequi na identidade culinária de Goiás e na renda de muitas famílias através da extração do produto.