Dor de cabeça, coriza, tosse, garganta irritada e fraqueza são alguns dos sintomas que caracterizam a gripe e o resfriado, muito comuns nesta época do ano, especialmente em decorrência da mudança de clima.
Quando os sintomas aparecem a melhor alternativa é procurar um médico. Entretanto, alguns remédios caseiros podem ajudar na recuperação dos sintomas gripais.
Ricos em antioxidantes, anti-inflamatórios e imunoestimulantes, os remédios caseiros fortalecem as defesas naturais do corpo e, por isso, combatem o resfriado. Além disso, vários chás ajudam a hidratar o corpo, a acalmar a garganta e a fluidificar as secreções.
Ficou curioso (a) e quer saber como tomar os chás caseiros de forma adequada? Continue acompanhando este post.
Remédios caseiros
1 – Chá de gengibre, alho e limão
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá ajuda a com bater os sintomas do resfriado, especialmente a dor de garganta e o mal estar. Além disso, também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e diminui a duração do resfriado.
Entretanto, o chá pode não ser indicado para crianças menores de 6 anos, pessoas que usam anticoagulantes ou que tenham pedra na vesícula e doenças hemorrágicas. Grávidas e hipertensos devem consultar um médico antes de tomar o chá.
Modo de preparo:
Para fazer o chá basta ferver 3 dentes de alho em água. Posteriormente, retire do fogo e acrescente 1/2 de xícara de suco de limão, 1 cm de raiz de gengibre e mel para adoçar. Coe e sirva.
2 – Chá verde
O chá possui compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes, auxiliando na redução do estresse, melhorando o sistema imunológico e no combate de infecções. Além disso, o chá verde dá mais energia e melhora a disposição, combatendo o cansaço e mal estar.
O uso deve também ser usado sob orientação médica, uma vez que o consumo em excesso pode prejudicar o fígado. Grávidas, lactantes, crianças, pessoas com insônia, hipertireoidismo, gastrite e hipertensão também devem consultar médico antes do consumo.
Modo de preparo:
Ferver 2 colher de chá verde em uma xícara de água. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Posteriormente coar, adoçar com uma colher de mesa de mel e beber.
3 – Chá de cúrcuma
O chá possui ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, além de diminuir a garganta irritada e os sintomas da gripe.
O consumo não é indicado para pessoas que tenham pedra na vesícula, úlcera gástrica ou que estejam usando anticoagulantes. Grávidas e lactantes devem procurar orientação médica antes de fazer o uso do chá.
Modo de preparo:
Colocar uma colher de cúrcuma em pó em 150 ml de água fervente, tampar e deixar descansar de 10 a 15 minutos. O indicado é beber de 2 a 3 xícaras por dia, até apresentar melhoras dos sintomas.
4 – Leite, gengibre e anis estrelado
Com propriedade anti-inflamatória e antiviral, o chá pode fortalecer o sistema imunológico auxiliando no combate à gripe. O leite ajuda na hidratação da garganta e alivia a tosse. É importante ressaltar que o leite pode aumentar a viscosidade da saliva e aumentar a produção de muco. Entretanto, não aumenta o muco nos pulmões.
Não é recomendado o consumo por pessoas alérgicas ou com intolerância a lactose. Também não é indicado o consumo para crianças menores de 6 anos, pessoas que usam anticoagulantes, com pedra na vesícula ou doenças hemorrágicas. Grávidas, lactantes e hipertensos devem consultar um médico antes de consumir a bebida.
Modo de preparo:
Colocar 300 ml de leite em uma panela e deixar ferver juntamente com 2cm de gengibre e uma colher de chá de sementes de anis estrelado. Após ferver, adoçar com mel e beber antes de dormir.
5 -Chá de hortelã
Rico em mentol, o chá de hortelã ajuda a melhorar os sintomas do resfriado, como nariz escorrendo ou entupido, dor de cabeça e tosse. Ele tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias.
Modo de preparo:
Adicionar 6 folhas de hortelã picadas em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Posteriormente, coar e adoçar com mel. É recomendado o consumo de 3 a 4 xícaras por dia.