“Simplesmente inexplicável a sensação de capturar um animal desse tamanho com linha e anzol, embaixo de um sol de 40°C”, agradece Daniel Queiroz Borges de Oliveira, adolescente de 16 anos, depois de pescar um peixe pirarucu de 60 kg em um lago de pesca esportiva, na manhã do último domingo (19), no município em Morrinhos, região sul de Goiás.
O adolescente já tinha intenção de pescar um peixe grande, pois a isca utilizada já era estratégica: uma tilápia, que segundo ele, é a espécie que o pirarucu tem o hábito de comer. Foram quatro horas de trabalho, desde às 9h da manhã até o peixe fisgar a linha por volta das 13h.
Ver essa foto no Instagram
Adolescente pescador se surpreende com o tamanho do peixe
“Maior peixe da minha vida. Eu nunca tinha pescado um peixe deste tamanho com quase 2 metros”, conta Daniel emocionado. “A sensação de capturar um peixe desse tamanho é indescritível, a adrenalina e emoção que proporciona é uma coisa incrível”, completa.
Mesmo com a façanha de pegar o ‘peixão’, Daniel já é pescador antigo, com recordações de pescaria da família desde seus dois anos de idade. Hoje, adolescente, já em um grupo de amigos com quem pesca há 7 anos, como Cauã Costa, que inclusive ajudou ele a tirar o pirarucu da água, após vencer a luta de uma hora com o graúdo, além de registrar o momento da comemoração.
“Um peixe desse tamanho é pra poucos pegar”, tira vantagem do feito o estudante, lembrando da alegria de contar para a família, que tem veia na pecuária e ficou feliz com a notícia, mesmo que o pirarucu tenha sido devolvido ao lago para outros pescadores terem a chance de fisgá-lo.
“Valeu a pena cada suor que pingou. Obrigado Deus por esse momento!”, agradece Daniel em post nas redes sociais.
Peixe Pirarucu
Conhecido como o gigante das águas doces, por ser um dos maiores peixes do planeta, o pirarucu (Arapaima gigas) é nativo da Amazônia. O comprimento de um animal da espécie adulto, costuma variar de dois a três metros, e o peso de 100 a 200 kg, vivendo em lagos e rios afluentes, de águas claras, com temperaturas que variam de 24° a 37°C.