A pimenta-de-cheiro é muito utilizada em diversas receitas além de ser muito encontrada no estado da Bahia, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.
Além de ser uma fácil opção de plantio em casa, ela possui propriedades que auxiliam na liberação de endorfinas, que são consideradas analgésicos naturais produzidos pelo cérebro.
Veja como plantar pimenta-do-reino
Seja em vasos ou canteiros, essas plantas gostam de sol e em boa parte do dia elas precisam do calor, pois elas preferem temperaturas de 16°C a 35°C.
A plantação deve ser feita com sementes e é importante deixá-las secar ao sol por três dias antes de iniciar o plantio. Com a terra preparada, enterre a semente seca em um copo descartável a uns 4 centímetros da superfície. Após isso, regue uma vez por dia até a germinação.
Quando a planta brotar, é hora de transferi-la para um vaso maior que pode ser de tamanho médio ou grande.
Para ter uma boa plantação é preciso cuidar bem do solo. Sendo assim, ele não deve ser compacto, mas leve, solo e drenado.
Portanto, a terra da pimenteira deve ser rica em matéria orgânica e ter um pH neutro, mas que tolere entre 4,5 e 8.
Em relação à rega, ela deve ser frequente, mas sem exagero, pois se a terra ficar encharcada pode apodrecer as raízes e matar o pé de pimenta.
A colheita pode ser feita de 60 a 120 dias após o crescimento das pimentas. Para isso, é importante verificar se a coloração indica que a planta está madura.
A pimenta-de-cheiro deve ser colhida quando estiver amarela ou vermelha.
Benefícios da pimenta-de-cheiro
Esse tipo de pimenta possui nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Ela também é um alimento de baixa caloria e fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo.
As vitaminas como a Vitamina A, Vitamina B6 e Vitamina 6 são encontradas na pimenta-de-cheiro.
Veja como ela atua:
- Melhora a saúde do coração
- Auxilia na quebra do colesterol
- Auxilia na perda de peso
- Reduz os níveis de gordura
- Auxilia no processo de digestão