A alface se consagrou como a verdura prática e versátil que para muitos é considerada a favorita para saladas crua.
Além de ser uma ótima opção para plantar o alimento em casa, ela ainda traz diversos benefícios à saúde por ter uma fonte importante de fibras.
Veja como plantar alface
Para quem deseja iniciar uma horta em casa, a alface é uma das espécies mais indicadas, devido ao seu cultivo e pelo fato dela poder ser colhida o ano todo.
Apesar da alface ser uma única espécie, ela apresenta diversas variedades, porém as mais consumidas no país são as lisas e crespa. Elas podem ser cultivadas tanto em sementeiras, como diretamente no canteiro.
No momento de plantar, lembre-se que o solo deve ser fértil e bem drenado. Caso o solo seja pobre, pode ser adicionado esterco. Faça uma adubação de acordo com as recomendações da embalagem.
No momento do plantio, as sementes de alface devem ser plantadas a uma profundidade de cerca de 2 cm e o espaçamento entre as plantas de 20 a 30 cm.
Entre os cuidados com a planta, lembre-se de regar regularmente, de preferência no período da manhã e da noite, mas sempre com cuidado para não deixar o solo encharcado.
A colheita ocorre cerca de 40 a 60 dias após a semeadura, momento em que as folhas mais externas estão prontas pra a colheita.
Benefícios do alface
A alface pode ser um ótimo alimento para quem deseja perder peso, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, ela ainda contém ferro, mineral e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Como uma ótima verdura rica em vitamina A, ela ainda é um micronutriente importante para manter a saúde dos olhos, prevenindo a xeroftalmia e a cegueira noturna.
Confira os demais benefícios:
- Evita o envelhecimento prematuro da pele
- Mantém a saúde dos ossos
- Previne a anemia
- Possui ação antioxidante
- Ajuda a combater a insônia