Com a boa oferta de açúcar no mercado mundial e a apreensão de um possível corte nos impostos sobre o combustível no país, fazendo com que a produção e consumo de etanol fosse pressionada, fez com que os contratos de maior liquidez do açúcar da ICE Future, em Nova York, fechassem em baixa nesta sexta-feira (3/6).
Os contratos do lote de julho/22 foram fechados na sexta por 19,29 centavos de dólar por libra-peso, gerando assim uma desvalorização de 0,3%, equivalente a 6 pontos quando comparados aos preços encontrados no dia anterior. Já as projeções para o mês de outubro de 2022 e os meses de março e maio de 2023 tiveram queda, respectivamente, de 6, 4 e 1 ponto. Os outros lotes apresentaram leves altas que oscilaram entre 1 e 3 pontos, nesta sexta.
Café: Seguindo o mercado internacional, preços do café estão em alta no Brasil
De acordo com a Reuters, fontes do comércio e do governo indiano, acredita-se que a Índia exportará mais de 1,5 milhão de toneladas do produto até o mês de outubro, quando a nova temporada dará início e elevará a quantidade total de exportações referentes a temporada atual para 10 milhões de toneladas. O mercado de Londres continuou fechado na quinta e sexta-feira devido ao feriado nacional.
Agricultura: Produção de açúcar em Goiás deve crescer 13%, mesmo com a quebra de safra
Mercado doméstico
Em relação ao mercado doméstico, na sexta-feira, foi registrada uma alta nas cotações do açúcar cristal, que foram medidas através do Indicador Cepea/Esalq, da USP. A saca de 50 quilos foi comercializada a R$ 129,84 antes os R$ 128,55 praticados na quinta-feira, representando assim uma valorização de 1% no comparativo entre as datas.
Guerra: Incertezas do conflito entre Rússia e Ucrânia, causam baixas no mercado do café