De acordo com uma avaliação feita por analistas da Safras & Mercado, as cotações do boi gordo, no Brasil, podem sofrer uma pressão adicional, tendo em vista a confirmação da China de suspender duas novas plantas de carne bovina brasileira.
Embargo: China paralisa importação de frango de dois frigoríficos brasileiros
Desde o fim do mês de março, o país asiático vem solicitando suspensões temporárias das importações de carnes de plantas brasileiras, em virtude de uma política de tolerância zero para a Covid-19. A atitude tomada pela China vem trazendo consequências e contratempo para os frigoríficos em todo país.
Carne bovina: Embargo sobre exportações de carnes bovinas foi derrubado pela China
A explicação da Safras & Mercado é de que esses contratempos acontecem devido ao fato de que as empresas trabalham com uma escala de abate pré-definida e, quando acontece a suspensão das importações, o remanejo das escalas não se torna uma tarefa simples, principalmente para os frigoríficos de pequeno porte. No caso do maiores frigoríficos, existe a possibilidade de conseguir repassar os animais para outras plantas, todavia isso ainda se torna algo oneroso, especialmente no que se refere aos animais “padrão China” que possuem valores diferentes.
Arroba do boi: Semana fecha com queda na arroba do boi; também caíram no atacado no dia
Os especialistas acreditam que os novos embargos feitos pela gigante asiática sejam temporários e que logo o país retome as importações. Todavia, é importante ressaltar que em outras situações, essa retomada levou um tempo considerável para acontecer. O entendimento geral é de que mais uma vez os frigoríficos estão “nas mãos” da China e essa política adaptativa adotada pelo país, acaba trazendo grandes prejuízos para o mercado brasileiro de boi gordo.