O Brasil conquistou a abertura de mercado no Egito para as exportações brasileiras de ovos férteis de codornas. As negociações ganharam impulso após uma missão conjunta a países africanos que estavam ocorrendo desde dezembro.
Somente entre os meses de janeiro e novembro deste ano, o Brasil exportou US$ 1,55 bilhão ao Egito, país que se consolida como um dos principais destinos de produtos agropecuários brasileiros na África, e o 19° no mundo.
Abertura de mercado no Egito
O novo anúncio soma-se à recente abertura do mercado egípcio para pescados e derivados, algodão em pluma, gelatina e colágeno, no que resulta no fortalecimento da economia e no aumento das exportações brasileiras.
Os avanços ocorreram devido ao trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Ao todo, somente em 2023 as aberturas de mercados do agronegócio brasileiro somaram 77, na qual abrangem uma ampla variedade de produtos, incluindo carnes, grãos, frutas, vegetais, sementes e produtos florestais.
Conforme o Mapa, os principais destinos foram as Américas e a Ásia, com destaque para o México, a China e o Chile.