O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (31/8), que o Brasil será o primeiro país a exportar carne de frango para Israel.
Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária estão no exterior, onde ao longo da semana se reuniram com autoridades sanitárias locais e visitaram estabelecimentos para entender o processo de produção na qual as empresas exportadoras irão aderir.
Com a exportação, o país ganhou destaque econômico, pois nenhum país havia conseguido abrir o mercado israelita.
Primeiro país a exportar carne de frango para Israel
Ao se tornar o primeiro país a exportar a carne para o país, significa que o Brasil tem nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária.
Atualmente, Israel é considerado um dos maiores consumidores “per capita” de carne de frango e apresenta grande demanda por cortes de maior valor, como o peito e o shawarma.
A oportunidade do mercado israelense, também foi resultado da estreita coordenação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o setor nacional.
Eficácia do sistema sanitário
O ministro Fávaro durante a 46ª Expointer, que ocorreu em Esteio, no Rio Grande do Sul, aproveitou para falar do cenário e ressaltou que a parceria com o exterior também reflete na competência dos produtores e produtoras nacionais, além da eficácia do sistema sanitário do país, que garante produtos de alta qualidade e segurança alimentar.
“Mais uma conquista para o Brasil que irá chegar a 43% do mercado de frango do mundo”, pontuou.
Em 2023, o país está se destacando mundialmente pela qualidade de seus produtos e pelo número de exportação. Com a nova conquista, marca um avanço significativo para a indústria avícola brasileira e estabelece uma nova referência no cenário internacional de exportações de carne de frango.