Segundo levantamento feito e divulgado pelo sistema de estatísticas do Comércio Exterior (Comex Stat), do Ministério da Economia, indicam que, durante o mês de junho, as exportações de carnes suínas atingiram o maior volume do ano.
Mesmo com o aumento do volume embarcado, a quantidade ainda seguem abaixo do montante exportado no mesmo período do ano passado. O total exportado atingiu 91,5 mil toneladas, representando um aumento de 5,4% sobre o último mês de maio, porém equivalendo a queda de 14,1% em relação a junho do ano passado.
Agromercado: Mercado físico do Boi Gordo apresenta novas baixas nas cotações; saiba mais
Já a receita adquirida no período atingiu, por sua vez, 216,2 milhões, significando um incremento mensal de 7,9%. Levando em consideração o comparativo com o mês de junho do ano passado, houve retrocesso de 19%.
Nos primeiros seis meses de 2022, os embarques atingiram 498 mil toneladas comercializadas, equivalendo a uma baixa de 9,6% sobre o mesmo período de 2021, enquanto a receita alcançou valor de US$1,097 bilhão, queda de 17,7% usando a mesma base de comparação.
Agricultura: Moagem de cana-de-açúcar atinge 41,88 milhões de toneladas, na região centro-sul
Exportações de carne suína nos últimos 12 meses
O volume acumulado nos últimos doze meses, de julho de 2021 a junho de 2022, atingiu um quantitativo de cerca de 1,060 milhão de toneladas, apontando declínio anual de 2,4%. A receita alcançou 2,372 bilhões, representando uma queda de 5,7% no período analisado.
Fruticultura: Preço da laranja segue enfraquecido, mesmo com altas temperaturas e início do mês