Foi publicado nesta quarta-feira (1º) um decreto que renova o “Paquete Contra la Inflación y la Carestía” (PACIC) pelo governo do México. A medida já havia sido anunciada pela presidenta Claudia Sheinbaum.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o PACIC foi estendido até o dia 31 de dezembro e zera as tarifas dos produtos da cesta básica.
A continuidade tem sido fundamental para continuidade das exportações brasileiras de alimentos ao México, especialmente produtos como carnes, leite, arroz e feijão.
A iniciativa tem como objetivo reduzir os efeitos da inflação no poder de compra das famílias, criando oportunidades para que os produtos brasileiros se tornem mais competitivos.
- Feiras do agronegócio 2025: Veja o calendário de feiras e eventos no Brasil
Mercado no México
O México se consolidou como um dos principais parceiros comerciais do Brasil, destacando-se como o maior mercado para as exportações agropecuárias brasileiras na América Latina após a implementação do PACIC, em maio de 2022.
Com a isenção de impostos de importação sobre itens essenciais, as exportações brasileiras para o país tiveram um crescimento expressivo, ultrapassando US$ 2,7 bilhões apenas nos primeiros onze meses de 2024.
Nesse período de 2024, o programa possibilitou a importação de 205 mil toneladas de carne de frango, representando um aumento de 18,8% em comparação com o ano anterior, e 42 mil toneladas de carne suína, um crescimento de 49,7%. Essas exportações geraram uma receita total de US$ 620 milhões.
Atualmente, o México ocupa a 7ª posição entre os maiores importadores de carne de frango brasileira e a 10ª posição no ranking de compradores de carne.
- Economia: Vale-Pedágio para caminhoneiros será por tags eletrônicas a partir de 31 de janeiro de 2025