O mercado brasileiro tem aberto as portas para a comercialização de alimentos produzidos com o método plant based. Para muitos este pode ser uma nomenclatura nova, um novo sistema e um novo mercado para se investir.
Traduzindo para o português, plant based significa “base de plantas”. Ou seja, este mercado foi desenvolvido para a comercialização de alimentos desenvolvidos a partir de matérias-primas de origem vegetal. Os maiores consumidores destes tipo de alimento são aqueles que buscam uma dieta vegana e vegetariana, bem como pessoas que almejam reduzir a ingestão de produtos animais.
Trata-se de alimentos que necessitam de alta tecnologia e processamento industrial para que consigam ter um sabor e textura parecida com aqueles que tem os animais como matéria-prima. Para produzir os alimentos plant based ainda não há uma regulamentação específica e oficial, desta forma não existe um modo de produção pré-estabelecido ou uma nomenclatura que agrade a todos, sendo comum encontrar denominações como “carne vegetal” e “carne feita de plantas”, por exemplo.
Mercado de plant based
A mudança nos hábitos alimentares do brasileiro é o que tem proporcionado o crescimento do mercado de alimentos plant based. Tirando como base o ano de 2020, no Brasil, houve um crescimento anual de 11,1%, com um faturamento de US$ 82,8 milhões para o setor.
A estimativa é de que em 2025, o mercado alcance cerca de US$ 131,8 milhões em vendas.Estes números são responsabilidade da redução do consumo de carne no país e da substituição de alimentos de base animal, por alimentos a originários de legumes, verduras e grãos.
Em âmbito mundial, essa mudança de hábito está mudando o pensamento de diversas empresas multinacionais, fazendo com que elas repense em suas estratégias de venda.
Para exemplificar a premissa podemos usar o case do grupo
Nestlé, que tem investido em pesquisas para comercializar produtos em substituição a carne, leite e ovos. O grupo investiu cerca de R$ 400 milhões nestes estudos para proporcionar alimentos mais saudáveis para os seus consumidores