O PIB de Goiás cresceu 2,7% em maio deste ano comparado com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são do boletim do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMG), jurisdicionado à Secretaria-Geral de Governo (SGG).
Conforme o levantamento, os avanços no mês de maio ocorreram na média acumulada nos últimos 12 meses com acréscimo de 4,1% em todos os setores econômicos com valores positivos.
Confira os setores que alavancaram o PIB de Goiás
O cenário favorável é com base no crescimento da agropecuária, registrando (11,1%), serviços (1,6%) e a indústria com (1,1%).
Já o crescimento do setor de serviços está relacionado ao desempenho das atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares com (9,7%), de transporte (6,9%) e de alojamento e alimentação com (5,8%).
Em contrapartida, outras áreas registraram taxas negativas, como o financeiro (12,9%), informação (5,7%) e o comércio (2,9%).
O secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, alegou que a gestão permanece trabalhando para fomentar ainda mais a economia do estado.
“A atual gestão continua intensificando esforços para qualificar os cidadãos e promover a manutenção e fomento da nossa economia. A atividade econômica em Goiás segue obtendo avanços constantes, que podem ser sentidos em setores como agropecuária e indústria”, ressaltou.
Taxas positivas
O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo também pontuou a importância do crescimento do PIB goiano.
“Os bons indicadores em Goiás evidenciam a manutenção dinâmica da nossa economia. Obtivemos em maio mais um resultado do ciclo virtuoso constatado na economia goiana”, comemorou.
Com base no bom desempenho, todos os setores econômicos ficaram com taxas positivas no mercado. Com tudo, se comparado diretamente ao mês anterior, o PIB teve recuo de 0,5%.
O boletim de abril também demonstrou avanço comparado ao ano anterior, demonstrando confiança com o avanço econômico de Goiás.