O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reajustou, nesta quinta-feira (29/6), a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto da agropecuária (PIB do agro).
A estimativa de crescimento para o setor subiu de 11,6% para 13,2%, justificada pela alta acimda do esperado no primeiro trimestre do ano e revisão na produção de bovinos e culturas importantes.
Crescimento do PIB do agro
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário registrou um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre deste ano. No entanto, a previsão do Ipea, feita em março de 2023, indicava um crescimento interanual de 13,0% também no primeiro trimestre de 2023.
Essa diferença pode ser atribuída, entre outros fatores, à revisão positiva das estimativas de produção de soja. De acordo com o mais recente Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, a previsão de crescimento da produção de soja foi revisada de 21,3% para 24,0%.
Além disso, é importante destacar que a produção de bovinos também teve um desempenho mais positivo do que o previsto pelo Ipea, com um aumento de 3,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Valor Adicionado (VA)
As estimativas de produção para culturas importantes, como a soja e outros produtos agrícolas que têm um impacto significativo no Valor Adicionado (VA) do setor agropecuário, também foram revisadas para cima.
A produção de cana-de-açúcar e milho, que tiveram seus crescimentos revistos de 1,3% para 6,6% e de 10,2% para 11,5%, respectivamente. No setor pecuário, a produção de bovinos, no ano,l foi revisada de 2,6% para 3,3%.
A perspectiva de aumento na produção de café e algodão, aliada às estimativas mais otimistas, deverá impulsionar o setor agropecuário, mantendo taxas de crescimento interanual elevadas durante o segundo e terceiro trimestres deste ano.