A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de abril indica chuva abaixo da média no Centro-Oeste do Brasil, o que pode impactar os níveis de umidade do solo e o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento.
Situação diferente é esperada na Região Norte, onde há possibilidade de chuva acima ou próxima da média, assim como no Sul e Sudeste do país.
Previsão em abril: chuvas e tempo seco nas regiões brasileiras
Entre os dias 2 e 10 de abril, a previsão indica volumes de chuva maiores que 70 milímetros(mm) em grande parte do Brasil. No Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuva, que podem ser fortes e superar 80 mm, nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.
No Sul do país, o volume de chuva deve ser maior que 80 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na Região Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm, principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Na Região Nordeste, pancadas de chuva podem superar os 80 mm no interior.
Centro-Oeste
Ao longo de abril há um possível impacto na safra de grãos 2023/2024 para diferentes regiões produtoras, como o Centro-Oeste, onde os níveis de umidade de solo não foram muito bons nos últimos meses, o que prejudicou as culturas de primeira safra. É que abril marca a transição entre o período chuvoso e o seco na parte central do Brasil.
Agora a previsão de chuvas abaixo da média pode afetar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento, como o milho segunda safra, principalmente nos estados de Mato Grosso e Goiás.
Já no centro-norte de Mato Grosso do Sul, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média. No sul de Mato Grosso do Sul há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, com chuva abaixo da média, o que pode afetar o desenvolvimento dos cultivos.
Matopiba
Na Região do Matopiba (áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) os níveis de umidade no solo foram satisfatórios nos últimos meses, o que favoreceu o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safra. Já em abril, a previsão de chuva abaixo da média na região também pode impactar a produtividade das lavouras de segunda safra.
Norte
Realidade diferente é esperada na Região Norte, onde há previsão de chuva acima ou próxima da média, principalmente na parte oeste. Já no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte da Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média.
Nordeste
Também há possibilidade de ocorrência de chuva na parte norte e leste da Região Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como o aquecimento do Atlântico Tropical.
Sul e Sudeste
Nas regiões Sul e Sudeste são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média para abril, mantendo os níveis de água no solo elevados e favorecendo o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e segunda safra, mas podem interromper a colheita em algumas áreas.
Entretanto, na parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento das lavouras em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.
Temperatura
A previsão indica temperaturas acima da média em praticamente todo o Brasil, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26°C. Na Região Sudeste, devem variar entre 22°C e 26°C, e na Região Sul, entre 18°C e 24°C. Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17°C.