O mês de abril será de um cenário climático variado nas diferentes regiões, com chuvas que devem ser acima da média no Sul do país.
Embora abril seja normalmente um mês de diminuição das chuvas em grande parte do Brasil, neste ano haverá uma exceção nas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na primeira metade do mês, os maiores volumes de precipitação devem ocorrer no Sul do Brasil e no extremo norte do país.
Previsão do tempo para o mês de abril

Com base no ClimaTempo, o padrão será influenciado pela persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continuará a trazer chuvas para o norte do Amazonas, Pará, Amapá e parte da costa norte do Nordeste, entre Maranhão e Rio Grande do Norte. No entanto, a previsão é de que, ao final de abril, o volume de precipitação no Brasil seja um pouco inferior à média histórica.
A ZCIT continuará a beneficiar as áreas ao norte da Região Norte e no nordeste do país com chuvas regulares ao longo do mês.
Em relação ao fenômeno La Niña, a análise mais recente da NOAA indica que ele ainda persiste, mas sua influência sobre o clima no Brasil tem sido reduzida. A tendência é que o outono siga com condições de neutralidade térmica no centro-leste do Pacífico Equatorial.
Confira a previsão por região

- Região Sudeste
O início de abril no Sudeste será caracterizado por temperaturas elevadas, com máximas de até 32°C e mínimas em torno de 20°C em São Paulo. Esperam-se chuvas e tempestades ocasionais nos primeiros dias do mês.
No Rio de Janeiro, as chuvas também são previstas para os primeiros dias de abril. Em Belo Horizonte, a previsão é de chuvas ocasionais, mas espera-se uma queda nas temperaturas ao longo do mês, com mínimas de 16°C, além de uma redução nas precipitações.
- Região Sul
A região Sul pode enfrentar vários episódios de chuvas fortes, com destaque para o Rio Grande do Sul. No entanto, as condições oceânicas e atmosféricas deste ano são significativamente diferentes das observadas em 2024, quando chuvas catastróficas afetaram o estado.
Em Porto Alegre, o início de abril terá temperaturas máximas de cerca de 26°C e mínimas de 17°C, com previsão de tempestades nos primeiros dias. O mês deve terminar com temperaturas ligeiramente abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
- Região Nordeste
Em Salvador, o clima será marcado por temperaturas estáveis, mas com aumento na frequência de chuvas, especialmente no final do mês. Já em Recife, o mês começa com máximas de cerca de 31°C e mínimas de 26°C, com chuvas ocasionais, mas que aumentam na segunda quinzena.
- Região Centro-Oeste
O outono no Centro-Oeste é caracterizado pela diminuição da frequência e do volume de chuvas, sendo que a seca tende a se intensificar a partir de maio.
- Região Norte
Especificamente em Manaus, abril começa com temperaturas máximas de 31°C e mínimas de 24°C, com chuvas frequentes e tempestades ocasionais. Ao longo do mês, as temperaturas devem permanecer estáveis, e a quantidade de chuvas se manterá elevada.