Na última sexta-feira (28), durante a visita de Estado ao Vietnã, o Brasil conquistou a liberação do mercado vietnamita para a carne bovina produzida no Brasil.
Em 2025, o Vietnã se consolidou como o quarto maior destino das exportações agropecuárias brasileiras, com uma participação de 3,2% nas vendas até fevereiro, ficando atrás apenas de China, União Europeia e Estados Unidos.
Exportação de carne bovina

Atualmente, o Vietnã importa cerca de 300 mil toneladas de carne bovina anualmente e tem o Brasil como seu principal parceiro comercial na América Latina, oferecendo grandes oportunidades para os produtores brasileiros.
Outro tema abordado durante sua visita foi a parceria estratégica com o Vietnã para o setor cafeeiro. Os dois países, os maiores produtores mundiais de café, firmaram o compromisso de intensificar as pesquisas conjuntas para desenvolver variedades mais resistentes às mudanças climáticas.
Além disso, também foram assinados importantes atos bilaterais, incluindo o Plano de Ação para a implementação da Parceria Estratégica, que estabelece os objetivos para o período 2025-2030.

Além do plano, foram firmados dois acordos e dois memorandos de entendimento, ampliando a cooperação nas áreas de defesa, economia, comércio, agricultura, ciência, tecnologia, meio ambiente e muito mais.
A assinatura dos documentos ocorreu em Hanói, na capital vietnamita, após uma reunião entre os presidentes Lula e Luong Cuong. O presidente brasileiro destacou a importância do plano, que visa avançar em diversas áreas da relação bilateral.
A Parceria Estratégica entre Brasil e Vietnã visa aprofundar o diálogo político, expandir o comércio, fomentar investimentos, fortalecer a colaboração em temas multilaterais e impulsionar novas iniciativas de cooperação.