O verão começou com força no Brasil e, nos primeiros dias da estação, grande parte do país enfrenta calor acima do habitual.
As altas temperaturas, somadas à umidade elevada, criam um cenário propício para a formação de instabilidades atmosféricas, principalmente no Sul e no centro-norte do território, onde há previsão de temporais.
Verão no Brasil combinado com calor e tempestades

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que até o fim da tarde desta sexta-feira (26) os termômetros devem marcar valores acima da média histórica para esta época do ano.
O calor tende a ser mais intenso em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, além de todo o Rio de Janeiro e São Paulo, onde são esperados picos até 5°C superiores ao padrão climatológico.
Na Região Sul, a chegada de umidade amazônica combinada com sistemas de baixa pressão aumenta o risco de chuva contínua e tempestades. As condições também favorecem ventos fortes, que podem passar dos 100 km/h, além de descargas elétricas e possibilidade localizada de granizo.
- Agronegócio: Plataforma Agro Brasil + Sustentável passa a habilitar áreas para exportação; confira como

O Inmet mantém alerta para a possibilidade de chuva volumosa entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26) em estados do Norte, como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em parte do Centro-Oeste, incluindo Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No período, há risco de transtornos devido à combinação de calor, umidade e instabilidades.







