O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que até o dia 15 de abril, grandes acumulados de chuva que podem ultrapassar 80 milímetros (mm), aconteçam no Norte do Brasil.
Chuvas locais fortes são esperadas também no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, principalmente com a combinação do calor e umidade. Entre 16 e 24 de abril, os volumes podem ser maiores que 70 mm.
Previsão de chuva para o Brasil
Mesmo com chuvas localmente fortes previstas para os próximos dias, a tendência é de que as chuvas não atrapalhem significativamente os trabalhos de finalização da colheita da soja nas regiões produtoras.
Região Norte
São previstas pancadas de chuvas até 15 de abril na Região Norte, podendo ultrapassar 80 mm em áreas do Amazonas, Pará, e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados nas demais áreas.
Entre 16 e 24 de abril acumulados maiores que 70 mm de chuva são esperados em grande parte da região, exceto no norte de Roraima, leste do Acre e do Tocantins, com volumes menores.
Região Nordeste
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar áreas de forte instabilidade no norte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, interior da Paraíba, com chuvas superiores a 80 mm até 15 de abril. Na parte leste, são previstos acumulados maiores que 60 mm.
A previsão até o dia 24 de abril é de pancadas de chuvas que podem superar os 70 mm no Maranhão, Piauí, norte do Ceará e Rio Grande do Norte, além da parte sul da Bahia.
Região Centro-Oeste
As chuvas devem ser mais localizadas na parte oeste da região Centro-Oeste até 15 de abril, com volumes superiores a 40 mm. No centro-sul de Mato Grosso do Sul, o total de chuva poderá ultrapassar os 70 mm.
Por outro lado, nas demais áreas, são previstos menores volumes, como no leste de Goiás e Distrito Federal. Já até 24 de abril, estão previstas pancadas de chuvas locais que podem passar dos 70mm.
Região Sudeste
A previsão é de tempo quente e seco em grande parte da região, principalmente no norte de Minas Gerais. No sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, são previstas pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm. Até 24 de abril, a previsão é pancadas de chuvas isoladas passando dos 70 mm.
Região Sul
A frente fria que avança sobre o oceano ainda provocará chuvas intensas sobre Santa Catarina e Paraná até 15 de abril. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer acompanhados de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.
A previsão indica chuvas maiores que 50 mm no Rio Grande do Sul e oeste de santa Catarina até 24 de abril. No restante da região, a previsão é de volumes menores como no noroeste do Paraná, que podem ficar abaixo de 20 mm.