Chuvas intensas têm atingido o estado de Santa Catarina desde a madrugada deste sábado (7).
Conforme a Defesa Civil, devido o avanço de uma frente fria, há a possibilidade de temporais isolados com rajadas de vento e queda de granizo.
Chuvas intensas em Santa Catarina
Devido aos fortes temporais, diversas regiões do estado sofreram alagamentos e grandes enxurradas. A previsão ainda aponta que o temporal deve permanecer até a próxima segunda-feira (9).
No município de Bom Retiro, na Serra Catarinense, foram registrados danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas. A Defesa Civil informou que não há registro de vítimas.
O município de Joinville também enfrentou enxurradas, e muitos bairros ficaram alagados. Nas últimas 12 horas, o volume registrado chegou a 120 milímetros em toda região.
“Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais. A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira (9), com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas”, disse a Defesa Civil.
No domingo (8) e na segunda-feira (9), a previsão é a de que o tempo permanece nublado e chuvoso em grande parte do estado, mantendo-se o risco de moderado a alto para ocorrências meteorológicas, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná.
Sendo assim, nessa região a chuva tende a ser mais volumosa, principalmente no Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte.