Os três principais gases de efeito estufa atingiram níveis atmosféricos recordes em 2021, conforme aponta a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta quarta-feira (26/10), a agência fez um alerta para a maior alta anual nas concentrações de metano. O fenômeno foi registrado pela primeira vez em 2021 e nunca tinha sido observado desde o início das medições sistemáticas, há quase 40 anos.
Quanto ao dióxido de carbono, durante o período em análise, os níveis ficaram acima da taxa média de crescimento anual da década passada. O boletim de Gases de Efeito estufa mostrou que a concentração de dióxido de carbono do ano passado foi de 415,7 partes por milhão.
Já as emissões de metano atingiram 1.908 partes por bilhão, enquanto as emissões de óxido nitroso atingiram 334,5 partes por bilhão.
Comparados aos níveis pré-industriais, esses valores correspondem a 149%, 262% e 124%, respectivamente. O motivo para o aumento anormal não foi identificado, mas parece ser resultado de processos biológicos e humanos.
“O aumento contínuo nas concentrações dos principais gases que retêm o calor, incluindo a aceleração recorde nos níveis de metano, mostra que estamos indo na direção errada”, relatou em nota o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
Gases de efeito estufa
Entre os anos de 1990 e 2021, o aquecimento de gases de efeito estufa de longa duração aumentou quase 50% e o dióxido de carbono foi responsável por grande parte desse aumento.
De acordo com a OMM, as projeções climáticas atuais mostram um aumento de 10,6%, depois que os cientistas estimaram que as emissões de dióxido de carbono precisariam ser reduzidas em 43% até 2030 para conter o aquecimento global, em relação aos níveis de 2010.
No entanto, este nível aumentou em relação ao relatório do ano passado. As medições mostram um aumento de 13,7% até 2030, com as emissões continuando a aumentar após esse período.
Com os dados do relatório, a OMM quer incentivar negociadores da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), prevista para acontecer no Egito.