Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

COP-16 inicia na Colômbia com o tema “Paz com a Natureza” nesta segunda (21)

Encontro ocorrerá até o dia 1° de novembro.

Por Arieny Alves
Publicado em 21/10/2024 às 08:47
Atualizado em 21/10/2024 às 08:48
COP-16 inicia na Colômbia com o tema Paz com a Natureza nesta segunda (21)

Nesta edição, são esperados debates sobre o alinhamento da Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

A 16ª edição da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-16) inicia nesta segunda-feira (21) em Cali, na Colômbia. O encontro que ocorrerá até o dia 1° de novembro traz como tema “Paz com a Natureza”.

Esta será a primeira COP da Biodiversidade após a estruturação do Marco Global de Kunming-Montreal (GBF – Global Biodiversity Framework, em inglês), assinado por 196 países em dezembro de 2022, durante o último encontro liderado pelos chineses e ocorrido no Canadá.

LEIA TAMBÉM

Nova frente fria e ciclone aumentam risco de temporais no Sul e Sudeste

Nova frente fria e ciclone aumentam risco de temporais no Sul e Sudeste

Previsão aponta calor intenso e chuvas fortes em diferentes estados nesta semana

Previsão aponta calor intenso e chuvas fortes em diferentes estados nesta semana

Na ocasião, o documento reúne 23 metas globais a serem alcançadas até 2030 em busca da regeneração de todo o conjunto de vida na Terra.

Cop-16 na Colômbia

COP-16
Natureza. Foto: Envato

Nesta edição, são esperados debates sobre o alinhamento da Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade (NBSAP – National Biodiversity Strategies and Action Plans, em inglês) pelos países ao GBF. A versão brasileira foi elaborada para o período de 2010 a 2020, publicada em 2017, e tratava das Metas de Aichi, aprovadas na COP-10, no Japão.

Conforme a secretária nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Rita Mesquita, embora as discussões sobre a atualização das EPANB no Brasil ainda não tenham sido esgotadas, a proposta está bastante avançada e as políticas públicas adotadas pelo governo federal já estão alinhadas ao compromisso internacional assumido pelo Brasil.

“Nesta COP-16, nós estamos levando uma série de iniciativas que a gente espera poder divulgar e a partir delas construir intercâmbios, interações, parcerias e inclusive novos entendimentos. E que esses entendimentos bebam da nossa experiência”, diz.

Além disso, segundo Rita, é o caso do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, parte central do Plano Clima, que por sua vez agrega ações para biodiversidade e de enfrentamento à mudança climática, em um movimento que tem sido defendido globalmente pelo Brasil.

De acordo com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago, já há uma movimentação internacional para que o Brasil lidere a união dos dois temas nos debates globais e que isso ocorra em 2025 na COP-30, em Belém, no Pará.

“Estamos totalmente convencidos, como governo brasileiro, que nós temos que unir ao máximo o tratamento dessas questões. Então, quem está mais focado com o clima, também tem que se dar conta do quanto essa questão da biodiversidade é um tema absolutamente essencial.”, destaca.

  • Educação: Cursos online e gratuitos ensinam produção, manejo e recuperação de pastagens

Financiamento

Biodiversidade
Biodiversidade. Foto: Envato

Assim como na COP-29, que debaterá o clima em novembro no Azerbaijão, o tema de financiamento também deverá ter destaque em Cali. O próprio Marco Global de Kunming-Montreal já prevê o valor de US$200 bilhões anuais para financiar os esforços globais de conservação da biodiversidade.

Segundo a há metas anuais estabelecidas, dentro desse valor total, que seriam a parte obrigatória de financiamento dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento, mas o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que apenas 23% dessas metas foram cumpridas no primeiro semestre deste ano, por exemplo.

Para diretora, além do cumprimento das metas também será necessário um debate sobre a transparência na aplicação desses financiamentos.

“Existem outros cálculos que estão sendo feitos por organizações, inclusive da sociedade civil, porque há uma percepção de que pode haver o que a gente chama de contabilidade dupla, que o que está sendo contabilizado pelo OCDE, na verdade, são outros projetos que acabam beneficiando também a biodiversidade, mas na verdade são projetos para clima ou para desenvolvimento social”, destacou.

Com informações da Agência Brasil.

  • Desperdício de alimentos: 30% da produção global se perde anualmente
Tags: biodiversidadeColômbiaCOP16Meio Ambiente

Notícias relacionadas

Pesquisa analisa impacto do mercúrio em terras indígenas no sul do Pará

Pesquisa analisa impacto do mercúrio em terras indígenas no sul do Pará

Uma ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou...

Brasil lidera crescimento do turismo internacional em 2025, aponta ONU

Brasil lidera crescimento do turismo internacional em 2025, aponta ONU

O Brasil foi o destino que mais ampliou a entrada do turismo internacional entre os principais mercados globais em 2025,...

Brasil registra 2025 entre os anos mais quentes da série histórica, aponta INMET

Brasil registra 2025 entre os anos mais quentes da série histórica, aponta INMET

A temperatura média anual no Brasil em 2025 alcançou 24,56 °C, valor 0,33 °C acima da média registrada desde o...

Tempestades nesta semana elevam volumes de chuva em várias regiões do Brasil

Tempestades nesta semana elevam volumes de chuva em várias regiões do Brasil

A atuação de sistemas atmosféricos associados a um corredor de umidade deve provocar uma nova fase da Zona de Convergência...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.